Compliance Anticorrupção

  • Onde Cursar: Cidade Jardim
  • Público Alvo:

    Profissionais das áreas de compliance, jurídica, auditoria, controles internos, executivos de empresas, acionistas, advogados, administradores e demais interessados.

Quando falamos, lemos ou ouvimos sobre Compliance – e, em tempos de “Lava-Jato”, muito se ouve sobre o tema – o primeiro pensamento, que nos remete e/ou nos vem à mente, é a adequação e cumprimento das normas concernentes às leis anticorrupção e correlatas, bem como os processos e procedimentos corporativos internos que visam ao seu atendimento.

 

As atividades de prevenção à fraude, gestão de risco, treinamento e orientação das áreas de negócio da empresa, dentre outras, formam o leque de atribuições do profissional de compliance, este que deverá ter, além de profundo conhecimento do negócio e leis a que este deve respeito, ter noções de gestão, visão analítica e bom trânsito entre os diversos níveis hierárquicos da organização.

 

Para quem deseja investir na carreira de compliance, aperfeiçoar o conhecimento do tema e/ou atuar como fiscalizador da eficiência das ações da área, este curso abordará, de forma prática, as principais leis, nacionais e internacionais, de observância de um Programa de Compliance contemporâneo, e aos alunos serão apresentados processos e procedimentos integrantes de um programa eficiente, bem como ferramentas para seu aprimoramento, fiscalização/ monitoramento e revisão. 

Capacitar os alunos no tema Compliance, habilitando-os para atuarem como multiplicadores das boas práticas de ética empresarial, desenvolvedores ou revisores do Programa de Compliance, ou fiscalizadores da sua eficiência.

Profissionais das áreas de compliance, jurídica, auditoria, controles internos, executivos de empresas, acionistas, advogados, administradores e demais interessados.

  • SARAH CHAIA - Diretora Jurídica e de Compliance Latam da Roche..
  • ANDRÉ ALMEIDA RODRIGUES MARTINEZ - Procurador da Fazenda Nacional
  • BRENO BUZELINGerente de Ética e Conformidade na VLI Logística
  • DAN KRAFT - Sócio do Kraft International Consultants/ Canadá e Kraft Advogados Associados/ BRA
  • EDER CARVALHO MAGALHÃES - Gerente de Auditoria Interna na Andrade Gutierrez Engenharia
  • FERNANDO ALCÂNTARA DE OLIVEIRA - Sócio da Syard - Fraud | Ethics | Compliance

ANDRÉ ALMEIDA RODRIGUES MARTINEZ - Procurador da Fazenda Nacional

SIMONE VILLAÇA AGUIAR - Sócia de Remer Villaça & Nogueira Propriedade Intelectual e do Villaça, Rodrigues & Nogueira Advogados Associados

LEONARDO BARBOSASócio Luciano Lopes, Machado & Barbosa Advogados 

ANGELO CALORIExecutivo de Controles Internos e Compliance da Tokio Marine

LUCIANO MALARA - Sócio na CMT- Carvalho, Machado e Timm Advogados

ROGÉRIO CAMPOS MEIRA – Sócio majoritário da ATSG – Academia Tecnológica de Sistemas de Gestão

JEFFERSON CARVALHO – Gerente de Desenvolvimento de Negócios do organismo de certificação RINA e Vice-presidente de Relações Institucionais e Desenvolvimento da ABRAC - Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade

ROSIMARA VUOLO – Compliance Officer do Banco Itau

 


*Programação sujeita a alteração



 


GABRIELA ALVES GUIMARÃES

GABRIELA ALVES GUIMARÃES - Sócia da SYARD CONSULTORIA EMPRESARIAL especializada em Fraude, Investigação e Compliance 

Advogada certificada pela SCCE/ USA– Society of Corporate Compliance & Ethics como Certified Compliance and Ethics Professional– International (CCEP-I), CVM como Agente Autônomo de Investimento, BM&FBovespa como Operadora do Mercado de Ações, com dual MBA em Gestão Empresarial pela FGV- Fundação Getúlio Vargas e Ohio University/EUA, especialização em Operações do Mercado Financeiro pela FIA – Fundação Instituto de Administração e Técnicas de Entrevista Forense (Certified Forensic Interviewer) pela Wicklander-Zulawski & Associates, Inc./USA. Membro do Comitê Técnico que desenvolveu a primeira Norma Auditável de Compliance do Brasil (EBANC DSC 10.000). 

Desenvolveu sua carreira como advogada interna em multinacionais, tendo trabalhado no mercado financeiro, no segmento logístico e de produtos médico hospitalares, exercendo o cargo de Compliance Officer. Atuou em auditoria interna e verificação de contratos públicos para a ONU na Rio+20. 

Atua na área de compliance, com foco na criação e implementação de programas de integridade personalizados, voltados ao atendimento das leis nacionais e internacionais anticorrupção, bem como no desenvolvimento de projetos estruturados de combate à lavagem de dinheiro e boas práticas concorrenciais. Experiência no gerenciamento de risco e reputação corporativa, na condução de investigações, avaliação de integridade de terceiros (due diligence), elaboração de Código de Conduta e políticas complementares. Coordenou a validação de operações e novos produtos, acompanhou ações corretivas e desenvolvimento de planos de remediação, além de ter atuado em projeto de adequação a acordos firmados junto ao governo norte-americano (DPA- Deferred Prosecution Agreement/ CIA- Corporate Integrity Agreement) e junto ao Departamento de Justiça Norte-Americano (DOJ). 

Realiza treinamentos e assessora profissionais de diversos níveis, auxiliando-os na condução das atividades relativas à implementação da área e/ou programa de compliance. Palestrante em eventos nacionais e internacionais relacionados ao tema e Coordenadora do curso de Compliance Financeiro da LEC.

Módulo I – Legislações Anticorrupção

Módulos II – Criação e Implementação de um Programa de Compliance

Módulo III – Estudo de Casos

Módulo IV – Direito Comparado e Governança Global

Módulo V – Compliance Financeiro

Módulo VI – O papel do Compliance Officer

Módulo VII- Compliance Trabalhista

Módulo VIII- Certificação ISO 19600 e 37001


*Programação sujeita a alteração

 

Carga Horária 120hs

 

PRÉ REQUISITO


Ter formação superior completa em qualquer área.

Curso ministrado por profissionais com vivência prática no Brasil e no exterior, em multinacionais de ponta ou escritórios/ consultorias de renome. 


Discussão de casos práticos e depoimento de experiências em tempos de crise (Lava-Jato, Aço Forte e outras).

Será concedido o certificado da Faculdade IBS aos alunos que cumprirem com as normas de participação e o cumprimeto de 75% de frequência nas aulas.