Gestão dos Negócios de Moda

  • Onde Cursar: Cidade Jardim
  • Público Alvo:

    Estudantes, recém-formados ou profissionais que atuam com gestão, marketing e inovação, empreendedores e aqueles que desejam exercitar novas competências demandadas pela indústria e pelo varejo de moda. Devido ao caráter transdisciplinar dos temas que serão trabalhados, estes poderão ser aplicados em diferentes desafios do negócio, podendo beneficiar assim iniciativas de diversas áreas, tais como: desenvolvimento, administração, marketing, finanças e recursos humanos.

O curso de extensão em Gestão de Negócios de Moda, oferecido pelo Istituto Europeo di Design – IED Brasil, em parceria com o IBS FGV de Belo Horizonte, oferece os conhecimentos elementares para o sucesso na gestão de um negócio voltado para o segmento da moda. Neste sentido, o curso apresenta aos participantes temas atualizados sobre os principais aspectos administrativos e estratégicos envolvidos no processo de tomada de decisão nos negócios da moda.

O curso possui como objetivo apresentar de forma prática, 05 temas de importância estratégica para o processo de implementação e gestão de soluções de mercado voltadas para o segmento de moda. Visa desta maneira, reforçar conhecimentos e as competências necessárias aos profissionais interessados em atuar no setor, com foco na melhoria dos resultados e no desenvolvimento de novos modelos de negócio demandados pelo mercado.

Estudantes, recém-formados ou profissionais que atuam com gestão, marketing e inovação, empreendedores e aqueles que desejam exercitar novas competências demandadas pela indústria e pelo varejo de moda. Devido ao caráter transdisciplinar dos temas que serão trabalhados, estes poderão ser aplicados em diferentes desafios do negócio, podendo beneficiar assim iniciativas de diversas áreas, tais como: desenvolvimento, administração, marketing, finanças e recursos humanos.

MARIA JOSÉ ORIONE

Graduada em Engenharia Mecânica Têxtil pela Faculdade de Engenharia Industrial – FEI, com especialização em Máquinas Têxteis pela Scuola Superiore Macanotessile e Tessile, de Podenone, Itália. Pós-graduada em Administração Industrial pela Fundação Vanzolini – USP, possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e cursou Digital Marketing pela Madia Marketing School.

 

Maria José Orione acumula em seu curriculum a experiência em desenvolvimento de materiais e produtos na Santaconstância e na Zoomp e a gerência de Marketing América do Sul na Tavex Brasil. Desde setembro de 2013, assumiu a diretoria de planejamento estratégico na Capricórnio Têxtil, uma das cinco maiores produtoras de denim do país.

1. Panorama e Tendências dos Negócios de Moda (12 horas)

Apresentação do cenário atual e futuro do mercado de moda nacional e internacional, os diversos modelos de negócios existentes no setor e principais tendências.

 

2. Design Thinking (12 horas)

Os participantes terão a oportunidade de desenvolver abordagens e ferramentas de inovação e design voltadas para as demandas relacionadas com a Gestão dos Negócios de Moda, por meio do exercício prático das etapas de “imersão e empatia”, “ideação”, “prototipagem” e “teste” das soluções focadas na melhoria da eficiência do segmento de moda.

 

3. Gestão Financeira para os Negócios de Moda (12 horas)

A gestão financeira será tratada aliada ao conceito de gestão de projetos para os diversos negócios da moda, com destaque para os conceitos de cenários, precificação, gestão de risco e indicadores financeiros.

 

4. Gestão de Produtos de Moda (12 horas)

O mix de produtos é o aspecto mais crucial do composto de marketing nos negócios de moda, e os conceitos sobre gestão de categorias, planejamento estratégico, posicionamento e segmentação são primordiais para o sucesso de cada coleção.

 

5. Gestão de Canais de Distribuição (12 horas)

Dentre os diversos canais de distribuição que existem no mercado de moda, como o atacado, as franquias, o varejo físico e online, e a venda direta, mostra-se fundamental compreender a importância na segmentação e gestão de cada canal, considerando suas especificidades e limitações.

DINÂMICA

Os participantes irão explorar de forma prática a relação entre a criatividade e as demandas de melhoria de gestão e eficiência, por meio da visão sistêmica, multidisciplinar e contextual. Os cinco temas serão abordados separadamente, sendo 12h dedicadas à cada tema, enriquecendo assim a troca de experiências e conhecimentos obtidos sobre aspectos estratégicos do design e a Gestão dos Negócios de Moda.

Certificado Instituto Europeu de Design + IBS