Atenção!

Este portal não está homologado para o seu navegador, portando, erros poderão ocorrer.
Para evitar falhas utilize: Internet Explorer 7, Mozilla Firefox 3, Google Chrome 2, Apple Safari 5 ou versões superiores.

X Fechar

UNIDADE Cidade Jardim 30H - FGV-FIFA-CIES Gestão, Marketing e Direito no Esporte

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Fonte Normal
 

SOBRE O CURSO Maximizar

O Programa FGV/FIFA/CIES de Gestão, Marketing e Direito no Esporte visa atender à demanda de educação continuada para dirigentes, atletas, executivos, gestores públicos, empreendedores e profissionais em geral que atuam na área esportiva, abrangendo diversos conhecimentos.

O curso reflete a tradição da FGV no desenvolvimento de valores, atitudes, conhecimentos e habilidades técnicas, necessários ao enfrentamento dos desafios emergentes que se apresentam aos sistemas produtivos e governamentais de nossa sociedade no mundo da globalização.

São muitos os diferenciais que esse curso oferece ao aluno em relação a outros programas. Destacamos a aquisição de habilidades como:

  • aperfeiçoar a governança e os stakeholders do mercado do esporte, incluindo confederações, federações, associações, clubes, atletas, mídia, ONGs, etc; adotar uma nova visão estratégica, administrativa e gerencial dos negócios e do mercado esportivo, que lhe garanta vantagem competitiva;
  • desenvolver liderança empreendedora, flexibilidade e maleabilidade para enfrentar as incertezas desse novo milênio;
  • valorizar o ser humano enquanto elemento criador e detentor de conhecimentos, dando à educação um papel mais relevante;
  • expor-se a diferentes estilos de aprendizagem, maximizando a eficiência do processo de apreensão de conhecimentos;
  • usufruir das vantagens da educação a distância, que, isenta dos condicionamentos espaciais e com alguns condicionamentos temporais, é uma modalidade de ensino que exige recursos, meios, sistemas de trabalho e de organização próprios. Entre suas vantagens, ressaltam-se: ótima relação custo/eficiência, satisfazendo a necessidades individuais de formação;
  • atendimento a sujeitos/grupos não favorecidos por outras modalidades de ensino;
  • transferências multirregionais de conhecimentos e experiências;
  • intenso envolvimento dos alunos com a utilização de ferramentas de networking para promover contínua troca de experiências e facilitar o acesso ao mercado de trabalho;
  • alto grau de motivação do aluno, que passa a ter autonomia e responsabilidade;
  • combinação de tipos diferentes de informações, com redução da dificuldade de compreensão.

OBJETIVOS Maximizar

O Programa FGV/FIFA/CIES de Gestão, Marketing e Direito no Esporte é um curso de aperfeiçoamento da Fundação Getulio Vargas. O curso é composto de seis módulos, com conteúdos fornecidos pelo CIES e contextualizados à realidade brasileira por profissionais indicados pela FGV.

O Brasil, representado pela FGV, é o 14º país parceiro do FIFA/CIES International University Network e o 1º a oferecer o curso Gestão, Marketing e Direito no Esporte on-line.

PÚBLICO ALVO Maximizar

O Brasil vive, nos últimos anos, um crescente desenvolvimento, ocupando, atualmente, uma posição favorável em diversos setores, inclusive no que se refere ao esporte. O aquecimento da economia tem reflexos em toda a cadeia produtiva do esporte, que precisa modernizar suas práticas de gestão e governança. Além disso, o Brasil sediará, nos próximos anos, os principais eventos esportivos mundiais, havendo, consequentemente, um grande apelo para este programa.

O Programa FGV/FIFA/CIES de Gestão, Marketing e Direito no Esporte visa atender à demanda de educação continuada para dirigentes, atletas, executivos, gestores públicos, empreendedores e profissionais em geral que atuam na área esportiva, abrangendo diversos conhecimentos.

CORPO DOCENTE Maximizar

Pedro Trengrouse, advogado formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com monografia sobre os Princípios do Direito Desportivo, publicada pelo Instituto Brasileiro de Direito Desportivo. Possui Mestrado em Humanities, Management and Law of Sports – FIFA Master –, com dissertação sobre Corporate Social Responsibility of Sports Organizations, que foi publicada pela Universidade de Bocconi e deu origem ao departamento de Responsabilidade Social da FIFA. Foi Vice-Presidente Jurídico da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, Assessor Jurídico da Presidência do Clube de Regatas do Flamengo, Membro da Comissão Jurídica do Clube dos 13 e Consultor da ONU, a serviço do Governo Federal, para questões legislativas do desporto, em especial, da Copa do Mundo FIFA 2014.

Atualmente, é Coordenador de Projetos da Fundação Getulio Vargas, responsável pelas questões ligadas à Copa 2014 e ao futebol brasileiro, e Membro da Comissão de Estudos Jurídicos do Conselho Nacional do Esporte.

COORDENAÇÃO Maximizar

IBS / FGV






DISCIPLINAS Maximizar

Com duração prevista de 12 meses, o curso FGV/FIFA/CIES de Gestão, Marketing e Direito no Esporte é constituído de 188 horas, das quais 8 serão ministradas presencialmente e 180, a distância.

A estrutura do curso segmenta-se em seis módulos – cada um desses módulos ocorre em momentos distintos –, além de um encontro presencial de abertura, que ocorrerá na cidade de São Paulo. O curso conta também com uma orientação e com a apresentação dos estudos de caso, que ocorrerá ao final do curso, na cidade do Rio de Janeiro.

 

Encontro Presencial (8 horas)

Gestão Estratégia de Esportes(30 horas)

Marketing Esportivo(30 horas)

Direito Desportivo(30 horas)

Gestão Financeira(30 horas)

Comunicação de Eventos Esportivos(30 horas)

Estratégia de Patrocínio(30 horas)

INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR Maximizar

INSCRIÇÕES, INVESTIMENTO E DATA DAS PRÓXIMAS TUMAS ACESSE:

http://www5.fgv.br/fgvonline/ibs/cursosaperfeicoamento.aspx

 

CONTATOS:

cursosfgvonline@ibs.edu.br

(31) 2122 3200 ramal 114

CERTIFICAÇÃO Maximizar

APERFEIÇOAMENTO (FGV/FIFA/CIES) 

METODOLOGIA TCC Maximizar

A metodologia privilegia a participação e a construção do conhecimento. A estruturação do conteúdo contempla a dinamização da linguagem verbal (utilização do registro informal), a exploração da linguagem não verbal (imagens e animações), o caráter lúdico, por meio de jogos de fixação – considerando o público adulto –, a interatividade, por meio de exercícios, demonstrações ou simulações, e a interação, a partir de sugestões de atividades, participação em blogs, etc.

Além disso, o curso terá uma Comunidade de Prática com área de networking, banco de oportunidades, melhores práticas, notícias do esporte e a participação de consultores.

Em cada uma das disciplinas, você encontrará mecanismos de avaliação on-line que podem prever:

  • atividades individuais;
  • atividades em equipe ou fóruns;
  • reuniões on-line;
  • conceitos de participação.

  • Ao final do curso, como atividade de encerramento, será realizado um novo encontro presencial, na cidade do Rio de Janeiro, para a apresentação dos estudos de caso desenvolvidos pelos alunos com a orientação de um tutor.

 
Voltar