MBA Executivo: Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria ONLINE

  • Onde Cursar: Cidade Jardim
  • Público Alvo:

    O MBA Executivo Finanças, Controladoria e Auditoria tem como objetivo oferecerconhecimento técnico, estratégico e negocial aos profissionais que atuam ou pretendem atuar naárea de controladoria e auditoria (auditoria externa ou interna, controladoria, etc.), ou pretendemaumentar os seus conhecimentos nesta área. Por meio desse conhecimento, esses gestorespoderão formular estratégias para implementação de medidas administrativas e operacionais quecriem valor para a empresa.

O MBA Executivo: Finanças, Controladoria e Auditoria é um curso de pós-graduação daFundação Getulio Vargas em nível de especialização, reconhecido pelo MEC.A metodologia do curso lança mão das funcionalidades possibilitadas pelo uso da tecnologiadigital, aliadas a atividades presenciais realizadas em unidades da FGV ou em polos conveniados.Tal estratégia, além de enriquecer e flexibilizar a estrutura curricular, permite que os alunosotimizem suas programações de estudo, sem perderem a oportunidade de estabelecer umnetwork com os demais participantes.

O curso MBA Executivo: FINANÇAS, CONTROLADORIA E AUDITORIA ONLINE visa à formação e ao desenvolvimento de quadros gerenciais para empresas privadas ou setores governamentais. O curso traduz a tradição da FGV no desenvolvimento de valores, atitudes, conhecimentos e habilidades técnicas, necessárias ao enfrentamento dos desafios emergentes que se apresentam aos sistemas produtivos e governamentais de nossa sociedade no mundo da globalização.

O MBA Executivo Finanças, Controladoria e Auditoria tem como objetivo oferecerconhecimento técnico, estratégico e negocial aos profissionais que atuam ou pretendem atuar naárea de controladoria e auditoria (auditoria externa ou interna, controladoria, etc.), ou pretendemaumentar os seus conhecimentos nesta área. Por meio desse conhecimento, esses gestorespoderão formular estratégias para implementação de medidas administrativas e operacionais quecriem valor para a empresa.

Prof. David Lobato e Prof. José Carlos Abreu

David Lobato é Doutor em Engenharia de Produção pela UFRJ, Mestre em Engenharia de Produção pela UFF e certificado em cursos pela Columbia Business School, Wharton Business School, University of California, Skill Dynamics Canada – an IBM Canada Company e Ansoff Associates. Trabalhou na IBM Brasil, onde atuou como Coordenador do Instituto de Planejamento Organizacional. É Diretor da DB2 Lobato, consultoria especializada em Gestão Empresarial. Além disso, Lobato é Professor dos cursos do FGV Management, da PUC-RJ e da UFRJ.

José Carlos Abreu é Doutor em Finanças pela PUC-DEI, Rio de Janeiro. É Mestre em Business Administration pela Columbia University, New York, Engenheiro Eletrônico pela Universidade de Brasília. Atuou como consultor do BCG Consulting Group New York entre 1992 e 1993, do General Manager da Unipac Trading Company, Los Angeles, entre 1989 e 1992. Atualmente, é consultor financeiro de empresas. Atua também como Professor do Mestrado Executivo da FGV/EBAPE e de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da FGV.

 

Profa Elisabeth Silveira

Coordenadora Pedagógica do FGV Online, Doutora em Lingüística e Mestre em Língua Portuguesa. Antes de ingressar nos quadros da FGV, aposentou-se como Professora Titular da área de ensino-aprendizagem da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Na UERJ, além de Prática de Ensino de Língua Portuguesa, ministrou diferentes disciplinas relacionadas à linguagem, e ao ensino nos cursos de Licenciatura em Letras e no Mestrado em Educação. Como pesquisadora do CNPq, desenvolveu pesquisas na área de estruturação de informações no discurso, produzindo e divulgando seus trabalhos em diferentes congressos, e artigos em revistas científicas.

 

Lorena Breda

Especialista em Gestão de Educação em EAD e em Design Instrucional para Educação Online (UFJF). Possui, ainda, especialização em Administração Escolar (UCB), sendo sua graduação em Letras (Uerj). Atualmente, na FGV, é Coordenadora de Produtos on-line – Varejo/MBAs, Cursos de curta e média duração. Na FGV, também coordenou, em seu Programa de EAD (FGV Online), a área Qualidade e Voz do Cliente (QVC), a Unidade de Relacionamento com o Cliente (URC) e a área de Gerência de Projetos (GP). Antes de ingressar na FGV, atuou como Gestora em Escolas Públicas Estaduais no Ensino Médio e em Núcleos do Centro Internacional de Estudos Regulares do Colégio Anglo-Americano (CIER), entre eles no do Rio de Janeiro e, no exterior, nos de Arequipa (Peru), Patagônia (Argentina) e Qinhuangdao (China).

 

Rebecca Villágran Reimão Mello Seoane

Mestranda em Gestão e Políticas Universitárias para o MERCOSUL pela Universidade Nacional de Lomas de Zamorra – UNLZ. Possui MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação Getulio Vargas – FGV, concluído em 2010, e Graduação em Letras, com habilitação em Português e Latim, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, concluída em 2006. No Programa FGV Online, atua desde 2006, atualmente como Coordenadora de Tutoria.

Professor David Lobato

Doutor em Engenharia de Produção pela UFRJ, Mestre em Engenharia de Produção pela UFF e certificado em cursos pela Columbia Business School, Wharton Business School, University of California, Skill Dynamics Canada an IBM Canada Company e Ansoff Associates. Trabalhou na IBM Brasil, onde atuou como Coordenador do Instituto de Planejamento Organizacional. É Diretor da DB2 Lobato, consultoria especializada em Gestão Empresarial. Além disso, Lobato é Professor dos cursos do FGV Management, da PUC-RJ e da UFRJ.

Matemática Financeira

Prof. José Carlos Abreu, Doutor, Pontifícia Universidade Católica do Estado do Rio deJaneiro, FGV Management.

 

Matemática Financeira trata dos cálculos que permitem operar valores financeiros ao longo dotempo, com o objetivo de determinar a viabilidade econômica de projetos e realizar comparaçõesconsistentes entre diferentes alternativas de investimento.

Objetivo: apresentar tanto o fundamento teórico quanto a metodologia necessária para efetuarcálculos financeiros. Buscar, simultaneamente, oferecer um treinamento prático, em nívelexecutivo, por meio de exemplos numéricos e de uma série de exercícios – acompanhados degabaritos e comentários.

 

Administração Financeira: Avaliação do Desempenho Empresarial

Prof. Jean Jacques Salim, Doutor, EAESP/FGV.

 

Administração Financeira: Avaliação do Desempenho Empresarial dividido em duas partes, naprimeira, fornece uma visão dos fundamentos da área. Na segunda parte, apresenta,detalhadamente, as demonstrações financeiras, o estudo e a aplicação das técnicas de análise dedesempenho empresarial, finalizando com um diagnóstico empresarial e de gestão.

Objetivo: apresentar uma visão moderna, prática e rigorosa dos principais conceitos pertinentesao amplo campo da administração financeira de empresas tendo como orientação a aplicabilidadeno mundo real, considerando-se a realidade brasileira.

 

Administração Financeira: Decisões de Financiamento e Investimento

Prof. Jean Jacques Salim, Doutor, EAESP/FGV.

 

Administração Financeira: Decisões de Investimento e Financiamento aborda as decisõesfinanceiras, ou seja, as decisões que envolvem custos e benefícios distribuídos ao longo do tempo.Aqueles que tomam decisões financeiras nas famílias, nas empresas e nas instituiçõesgovernamentais precisam avaliar se gastar dinheiro hoje se justifica, em face dos benefíciosesperados para o futuro.

Objetivo: apresentar uma visão específica sobre as decisões financeiras, que levam emconsideração o valor do dinheiro no tempo, e as decisões de investimento de capital; abordar osprincipais tipos de recursos às quais o administrador financeiro pode recorrer e, por fim, discutir osprincipais modelos de avaliação de empresas.

 

Métodos Quantitativos Aplicados a Finanças

Prof. Moisés Balassiano, PhD, University of Illinois.

 

Métodos Quantitativos Aplicados a Finanças enfoca as técnicas de análise de resultados, bemcomo as ferramentas necessárias para o conhecimento e identificação de situações do dia-a-dia nomundo dos negócios.

Objetivo: fornecer os instrumentos necessários para que possamos aplicar algumas técnicasutilizadas para resumir as informações: tabularmente, graficamente e por meio de bjetivoalgumasmedidas numéricas; identificar os principais conceitos a fim de possibilitar as análises frente adiferentes situações; conhecer alguns dos métodos utilizados para auxiliar a tomada de decisõespor parte do gestor; conhecer os procedimentos para analisar os resultados obtidos.

 

Finanças Internacionais e Política Macroeconômica

Prof. Pedro Carvalho de Mello, Ph.D.,University of Chicago, CVM, BM&F, ColumbiaUniversity, Professor visitante na University of Richmond, FGV Management.

 

Finanças Internacionais e Política Macroeconômica discute tópicos relevantes sobre as finançasinternacionais dos países, incluindo uma visão das finanças globais, o Balanço de Pagamentos, osdeterminantes e os regimes das taxas de câmbio, as políticas macroeconômicas e o sistemamonetário, as finanças internacionais e as empresas multinacionais, bem como as questões dedesenvolvimento econômico associadas ao comércio internacional.

Objetivo: apresentar um panorama abrangente e atualizado dos conceitos básicos e das grandesquestões da área, visando oferecer instrumentos úteis para a atuação dos profissionais deempresas e organizações.

 

Gestão Estratégica de Custos

Prof. Betovem Coura, Mestre, IBMEC.

Prof. Marcos de Andrade Reis Villela, Ph.D., Manchester Business School

 

Gestão Estratégica de Custos tem como foco principal o estudo de ferramentas de custos queauxiliem o gestor na formulação e implementação de estratégias que possibilitem a conversão doplano estratégico em medidas administrativas e operacionais – que possam criar valor para aempresa.

Objetivo: proporcionar ferramentas gerenciais que possam ser úteis no apoio à tomada dedecisão, visando dar suporte às escolhas que gerem valor para a empresa, objetivo maior dostomadores de decisão. Para atingir esse objetivo, todo o conteúdo do curso foi estruturado dentroda ótica da contabilidade gerencial, que difere um pouco da contabilidade financeira.

 

Orçamento Empresarial

Prof. David Lobato, Doutor, UFRJ, EBAPE/FGV

Prof. Helio Moreira de Azevedo, Mestre, FGV.

 

Orçamento Empresarial estuda como o processo de planejamento estratégico, no curto prazo,reflete os resultados esperados de ações de curto prazo. Trata ainda de como o orçamentoempresarial expressa o plano operacional e financeiro global da administração, e lista os objetivos da empresa e os passos a serem dados para sua consecução. Examina também de que forma osorçamentos se constituem em instrumentos auxiliares de estabelecimento de padrões e dedesempenho, da motivação pessoal para atingir os objetivos, da mensuração dos resultados e dadireção da atenção para as áreas que mais precisam ser investigadas, configurando-se como umpoderoso instrumento auxiliar das decisões mais cruciais da direção. Por fim, aborda o controle dagestão, realizado de forma global, isto é, referente ao andamento da empresa em seu conjunto,sob os perfis econômicos, patrimoniais e financeiros.

Objetivo: apresentar e discutir a importância da aplicação de orçamentos como instrumento noprocesso de gestão empresarial, não apenas como componente de um sistema que envolve oplanejamento global dos negócios das organizações, mas também como peça de destaque noexercício do controle e da avaliação da performance alcançada pelas operações realizadas –constituindo-se em uma ferramenta indispensável para sustentar o processo de tomada dedecisões.

 

Planejamento Tributário

Prof. Artur Antonio Leite de Souza Junior. Mestre, FECAP

 

Planejamento Tributário oferece ao profissional da área de finanças conhecimento para influenciara gestão fiscal empresarial.

Objetivo: contribuir para a compreensão da gestão e planejamento de tributos, fornecendosubsídios para aprimorar práticas de gestão financeira.

 

Controladoria

Prof. Betovem Coura, Mestre, IBMEC.

Prof. Alexandre Pavan, Mestre, UFRJ.

 

Controladoria fornece uma visão completa do estudo de ferramentas de controle que auxiliam ogestor na formulação e implementação de estratégias que possibilitem a conversão do planoestratégico em medidas administrativas e operacionais que possam criar valor para a empresa.

Objetivo: proporcionar ferramentas de controle que possam ser úteis no apoio à tomada dedecisão, visando dar suporte às escolhas que gerem valor para a empresa, objetivo maior dostomadores de decisão.

 

Contabilidade dos Investimentos em Participações Societárias

Profª. Andrea Alves Silveira Monteiro, Mestre, UERJ.

 

Contabilidade dos Investimentos em Participações Societárias discute, no contexto atual, onde sãocomuns os grandes conglomerados empresariais, a contabilização dos investimentos permanentesem participações societárias.

Objetivo: estudar as ferramentas que sistematizam as transações e eventos que afetam odesempenho e o resultado das entidades controladoras quando ocorrem modificações nascoligadas e controladas.

 

Auditoria Contábil

Prof. André Luis Fernandes Limeira, mestre, FGV Management.

Prof. José Carlos Oliveira de Carvalho, doutorando, FGV, CRCRJ.

 

Auditoria Contábil aborda o perfil do auditor e enfoca os principais procedimentos de auditoria.Trata ainda dos relatórios de auditoria, analisando sua estrutura, suas formalidades, seus tipos esuas modalidades, bem como o processamento eletrônico de dados. Discute os crimes contra aordem tributária, enfocando sujeitos ativo e passivo, lançamento, crédito tributário, tipos previstosno Código Penal, fraudes e erros, elisão e evasão fiscal.

Objetivo: identificar os objetivos das diversas modalidades de auditoria; analisar os procedimentosaplicáveis à auditoria em geral e às auditorias especiais; elaborar os relatórios de deficiências decontrole interno, de recomendações e o parecer de auditoria; caracterizar fraudes e erros maiscomuns em ambientes afetados por processamento eletrônico de dados, além de identificar oscrimes contra a ordem tributária, tipificados no Código Penal.

 

Gestão estratégica

Prof. David Menezes Lobato, Doutor, Universidade Federal do Rio de Janeiro, FGVManagement.

 

Focaliza os processos e modelos necessários à otimização da administração de mudanças, e àelaboração de planos de ação capazes de concretizar os objetivos da empresa, a partir de umavisão sistêmica do processo de planejamento estratégico.

Objetivo: Proporcionar reflexões e possibilidades de aplicação de modelos, tanto por meio daidentificação dos conceitos fundamentais na área de planejamento estratégico quanto de suarelação com o processo de elaboração de um plano.

 

Jogo de Negócios

 

Nas sociedades complexas e sofisticadas, a dinâmica ambiental, cada vez mais turbulenta,obriga que as empresas desenvolvam uma visão estratégica de seus negócios. Para atuaremcom efetividade nesse ambiente, as empresas dependem da capacidade de seus dirigentesdiagnosticarem a influência das mudanças ambientais nos resultados e escolher alternativasestratégicas mais apropriadas para manter a empresa ajustada às demandas do meio ondeatua. A simulação do Jogo de Negócios poderá contribuir para desenvolver algumas dessashabilidades.

 

Metodologia científica para construção de TCC

Profª. Elisabeth Silveira, Doutora, FGV Online

 

ApresentaçãoTrata dos processos relacionados à elaboração, formatação e edição de projetos de pesquisa emonografias, enquadrando-os, formalmente, nos parâmetros das agências de fomento à pesquisae dos programas de pós-graduação.

Objetivo: Analisar as diferentes formas da pesquisa científica, das metodologias e dos instrumentos decoleta de dados, bem como da formatação de projetos, relatórios de pesquisa e monografias.

SOLICITE O ARQUIVO COM TODAS AS INFORMAÇÕES: PROCESSO DE MATRÍCULA, INVESTIMENTO E AGENDA DO CURSO PELO LINK:

http://www5.fgv.br/fgvonline/ibs/mba.aspx

 

INÍCIO DAS AULAS: 17/03/2018

MATRÍCULAS ATÉ:   25/02/2018

 

Contato de Informações: cursosonlinefgv@ibs.edu.br

  - Grande flexibilidade quanto a horário e local de estudo, neutralizando as barreiras de distância e tempo; desenvolvimento da autoaprendizagem e do ritmo próprio de construção do conhecimento;  - Conteúdos focados em dados relevantes da realidade brasileira;

 - Acesso facilitado a fontes geradoras de conhecimento, representadas pelas escolas e unidades da FGV;

 - Redução de custos e ganho de eficiência, especialmente no processo de ensino corporativo.

Após aprovação em todas as disciplinas, você receberá o certificado, emitido pela EBAPE, do MBA Executivo: FINANÇAS, CONTROLADORIA E AUDITORIA, curso de pós-graduação lato sensu da FGV.

EXCLUSIVO DOS CURSOS MBA's ONLINE

 

Em cada uma das disciplinas, você encontrará mecanismos de avaliação on-line que podem prever:

 

 - atividades individuais;

 - atividades em equipe (ou fóruns);

 - reuniões on-line;

 - conceitos de participação.

 

Para cada disciplina cursada, você realizará também uma prova escrita presencial no polo conveniado Belo Horizonte. Estas provas serão agendadas e realizadas de duas em duas, conforme o cronograma de seu curso (que pode ser visto ao final desse documento).Ao longo de todo o curso, você desenvolverá o Trabalho de Conclusão de Curso – um trabalho que é um requisito para a certificação em nível de especialização. Considerando essas diretrizes, a avaliação de cada disciplina se dará a partir das seguintes atividades:

 - atividade individual (AI): avaliada a partir da escala de 0 a 10.0 pontos;

 - atividade em equipe (AE): avaliada na escala de 0 a 10.0 pontos;

 - fórum (Fo): avaliado na escala de 0 a 10.0 pontos;

 - participação e intervenções significativas (PI) nas reuniões síncronas e assíncronas, realizadas: avaliadas na escala de 0 a 10.0 pontos;

 - prova final obrigatória (PF), a ser realizada presencialmente, em data previamente agendada, nas instalações da instituição conveniada onde se matriculou: avaliada na escala de 0 a 10.0 pontos.

Sua média final on-line (MF) será assim computada:

 

MF = [PF X 0.55] + {[(AI + AE ou Fo + PI) / 3] x 0.45}