Atenção!

Este portal não está homologado para o seu navegador, portando, erros poderão ocorrer.
Para evitar falhas utilize: Internet Explorer 7, Mozilla Firefox 3, Google Chrome 2, Apple Safari 5 ou versões superiores.

X Fechar

UNIDADE Cidade Jardim MBA Executivo: Gestão Empresarial ONLINE

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Fonte Normal
 

SOBRE O CURSO Maximizar

MBA Executivo: Gestão Empresarial ONLINE é um curso de pós-graduação da Fundação Getulio Vargas em nível de especialização, o primeiro curso a distância da FGV reconhecido pelo MEC, e o primeiro MBA da América Latina a ser certificado pela EFMD (European Foundation for Management Development) com o selo CEL, que avalia e certifica a qualidade dos programas das escolas de negócios.A metodologia do curso contempla um elenco de ferramentas da internet, mesclando-as a seletivas atividades presenciais realizadas em unidades do FGV Online ou em polos conveniados. Tal estratégia, além de enriquecer e flexibilizar a grade curricular, permite que os alunos otimizem sua programação de estudo, sem perderem a chance de criar um network com os demais participantes.

OBJETIVOS Maximizar

O curso MBA Executivo: Gestão Empresarial ONLINE visa à formação e ao desenvolvimento de quadros gerenciais para empresas privadas ou setores governamentais. O curso traduz a tradição da FGV no desenvolvimento de valores, atitudes, conhecimentos e habilidades técnicas, necessárias ao enfrentamento dos desafios emergentes que se apresentam aos sistemas produtivos e governamentais de nossa sociedade no mundo da globalização.

PÚBLICO ALVO Maximizar

Profissionais que atuem ou pretendem atuar como executivos na área da gestão empresarial. Portadores de diploma de curso superior que desejem se reciclar ou mudar de suas áreas para ocuparem funções gerenciais ou executivas nas organizações públicas ou privadas. Empreendedores que pretendam abrir seu próprio negócio.

CORPO DOCENTE Maximizar

Prof. David Lobato e Prof. José Carlos Abreu

David Lobato é Doutor em Engenharia de Produção pela UFRJ, Mestre em Engenharia de Produção pela UFF e certificado em cursos pela Columbia Business School, Wharton Business School, University of California, Skill Dynamics Canada – an IBM Canada Company e Ansoff Associates. Trabalhou na IBM Brasil, onde atuou como Coordenador do Instituto de Planejamento Organizacional. É Diretor da DB2 Lobato, consultoria especializada em Gestão Empresarial. Além disso, Lobato é Professor dos cursos do FGV Management, da PUC-RJ e da UFRJ.

José Carlos Abreu é Doutor em Finanças pela PUC-DEI, Rio de Janeiro. É Mestre em Business Administration pela Columbia University, New York, Engenheiro Eletrônico pela Universidade de Brasília. Atuou como consultor do BCG Consulting Group New York entre 1992 e 1993, do General Manager da Unipac Trading Company, Los Angeles, entre 1989 e 1992. Atualmente, é consultor financeiro de empresas. Atua também como Professor do Mestrado Executivo da FGV/EBAPE e de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da FGV.

 

Profa. Elisabeth Silveira

Coordenadora Pedagógica do FGV Online, Doutora em Lingüística e Mestre em Língua Portuguesa. Antes de ingressar nos quadros da FGV, aposentou-se como Professora Titular da área de ensino-aprendizagem da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Na UERJ, além de Prática de Ensino de Língua Portuguesa, ministrou diferentes disciplinas relacionadas à linguagem, e ao ensino nos cursos de Licenciatura em Letras e no Mestrado em Educação. Como pesquisadora do CNPq, desenvolveu pesquisas na área de estruturação de informações no discurso, produzindo e divulgando seus trabalhos em diferentes congressos, e artigos em revistas científicas.

 

Lorena Breda

Especialista em Gestão de Educação em EAD e em Design Instrucional para Educação Online (UFJF). Possui, ainda, especialização em Administração Escolar (UCB), sendo sua graduação em Letras (Uerj). Atualmente, na FGV, é Coordenadora de Produtos on-line – Varejo/MBAs, Cursos de curta e média duração. Na FGV, também coordenou, em seu Programa de EAD (FGV Online), a área Qualidade e Voz do Cliente (QVC), a Unidade de Relacionamento com o Cliente (URC) e a área de Gerência de Projetos (GP). Antes de ingressar na FGV, atuou como Gestora em Escolas Públicas Estaduais no Ensino Médio e em Núcleos do Centro Internacional de Estudos Regulares do Colégio Anglo-Americano (CIER), entre eles no do Rio de Janeiro e, no exterior, nos de Arequipa (Peru), Patagônia (Argentina) e Qinhuangdao (China).

 

Rebecca Villágran Reimão Mello Seoane

Mestranda em Gestão e Políticas Universitárias para o MERCOSUL pela Universidade Nacional de Lomas de Zamorra – UNLZ. Possui MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação Getulio Vargas – FGV, concluído em 2010, e Graduação em Letras, com habilitação em Português e Latim, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, concluída em 2006. No Programa FGV Online, atua desde 2006, atualmente como Coordenadora de Tutoria.

COORDENAÇÃO Maximizar

Professor David Lobato



Doutor em Engenharia de Produção pela UFRJ, Mestre em Engenharia de Produção pela UFF e certificado em cursos pela Columbia Business School, Wharton Business School, University of California, Skill Dynamics Canada an IBM Canada Company e Ansoff Associates. Trabalhou na IBM Brasil, onde atuou como Coordenador do Instituto de Planejamento Organizacional. É Diretor da DB2 Lobato, consultoria especializada em Gestão Empresarial. Além disso, Lobato é Professor dos cursos do FGV Management, da PUC-RJ e da UFRJ.





DISCIPLINAS Maximizar

Matemática Financeira

Prof. José Carlos Abreu, Doutor, Pontifícia Universidade Católica do Estado do Rio de Janeiro, FGV Management.

 

Trata dos cálculos que permitem operar valores financeiros ao longo do tempo, com o objetivo de determinar a viabilidade econômica de projetos e realizar comparações consistentes entre diferentes alternativas de investimento.

Objetivo: Apresentar tanto o fundamento teórico quanto a metodologia necessária para efetuar cálculos financeiros. Buscar, simultaneamente, oferecer um treinamento prático, em nível executivo, por meio de exemplos numéricos e de uma série de exercícios – acompanhados de gabaritos e comentários.

 

Estratégia de Empresas

Prof. David Menezes Lobato, Doutor, Universidade Federal do Rio de Janeiro, FGV Management.

 

Focaliza os processos e modelos necessários à otimização da administração de mudanças, e à elaboração de planos de ação capazes de concretizar os objetivos da empresa, a partir de uma visão sistêmica do processo de planejamento estratégico.

Objetivo: Proporcionar reflexões e possibilidades de aplicação de modelos, tanto por meio da identificação dos conceitos fundamentais na área de planejamento estratégico quanto de sua relação com o processo de elaboração de um plano.

 

Contabilidade Financeira

Prof. Ricardo Lopes Cardoso, Doutor, Universidade de São Paulo.Profa. Fortunée Rechtman Szuster, Mestre, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

 

Propicia o entendimento dos princípios fundamentais de contabilidade e das informações contidas nos relatórios contábeis, o que permite seu emprego como ferramentas ágeis e úteis à tomada de decisões.

Objetivo: Possibilitar que as informações contábeis apresentadas nos relatórios financeiros possam ser utilizadas como um instrumento para a melhor compreensão dos negócios.

 

Fundamentos de Marketing

Prof. Eduardo André Teixeira Ayrosa, Ph.D., London Business School, FGV/EBAPE.

Profa. Denise Franca Barros, Mestranda, EBAPE/FGV.

Profa. Fernanda Filgueiras Sauerbronn, Doutoranda, EBAPE/FGV.

 

Aborda as diferentes noções de marketing, com ênfase no marketing empresarial; as principais formas de relacionamento entre a empresa e o cliente, e os elementos necessários para a compreensão de modelos de análise, não só do ambiente de marketing, como também do comportamento dos consumidores, analisando ainda a ideia de segmentação do mercado e o conceito de posicionamento de produto.

Objetivo: Tratar das ações de marketing e da integração de esforços mercadológicos em busca da satisfação dos clientes e do aprimoramento do relacionamento com a clientela.

 

Gestão de Pessoas

Profa. Sylvia Vergara, Doutora, Universidade Federal do Rio de Janeiro, FGV/EBAPE.

 

Analisa a gestão estratégica de recursos humanos, tratando do desenvolvimento e da alocação das competências que irão sustentar a intenção estratégica da organização, capacitando os gestores como líderes educadores, voltados para o desenvolvimento de pessoas.

Objetivo: Refletir sobre as interações humanas, de modo a contribuir para a atuação, de forma consequente, no ambiente de negócios.

 

Gestão da Tecnologia da Informação

Prof. André Bittencourt do Valle, Mestre, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, FGV Management.

 

Aborda uma série de estratégias, técnicas e ferramentas utilizadas pelas empresas e organizações para melhorar seus processos de negócios. Por meio de uma abordagem prática, diversos casos de implementações dos conceitos teóricos serão estudados.

Objetivo: Permitir ao gestor criar uma visão global sobre as potencialidades e restrições da Tecnologia da Informação nas organizações, de forma a otimizar a sua estratégia e levar a resultados positivos

 

Gestão de Projetos

Prof. Edmarson Bacelar Mota, Mestre, Pontifícia Universidade Católica do Estado do Rio de Janeiro, FGV.Prof. Carlos Alberto Corrêa Salles Júnior, Mestre, Universidade Federal Fluminense, FGV.

 

Focaliza o gerenciamento de projetos, que tem-se tornado uma dimensão cada vez mais relevante não somente para o cumprimento da visão e dos objetivos estratégicos das organizações mas também na implementação de escopos mais condizentes com a percepção das partes envolvidas e interessadas, dos recursos e requisitos mercadológicos e técnicos. O curso apresenta as etapas e técnicas desde a concepção inicial do projeto até as dimensões gerenciais especializadas que aumentam as probabilidades de concluir um projeto atendendo a seu escopo, prazo, custo, qualidade.

Objetivo: Apresentar um curso abrangente sobre gerenciamento de projetos e mostrar o estado da arte nesta importante dimensão gerencial nas organizações contemporâneas, que não podem mais prescindir de profissionais altamente qualificados para cuidar dos seus projetos.

 

Finanças Empresariais

Prof. José Carlos Abreu, Doutor, Pontifícia Universidade Católica do Estado do Rio de Janeiro, FGV Management.

 

Aborda decisões de investimento e financiamento, bem como a análise dos principais indicadores financeiros e suas implicações no planejamento do futuro da empresa.

Objetivo: Apresentar aos alunos uma visão panorâmica da administração financeira empresarial. Dessa forma, ao final da disciplina, espera-se que os alunos tenham condições de entender a linguagem financeira, de reconhecer a relevância das decisões financeiras para o sucesso da empresa, bem como de saber o que influencia as decisões financeiras, e o que devemos e podemos esperar dessas decisões.

 

Balanced Scorecard

Profa. Maria Cândida Sotelino Torres, Doutora, Universidade Federal do Rio de Janeiro, FGV Management.

 

Apresenta o balanced scorecard como um instrumento direcionado para o sistema de gestão estratégica, que utiliza indicadores de desempenho baseados em variáveis capazes de interferir direta e indiretamente nas ações das empresas.

Objetivo: Ajudar na criação de indicadores ligados à estratégia e à verificação do gerenciamento em toda a organização, permitindo que ela seja direcionada a tomar decisões mais adequadas. Desse modo, a organização será capaz de capacitar e valorizar o aprendizado de seus funcionários para que atendam às necessidades dos clientes.

 

Negociação

Prof. Jaci Corrêa Leite, Doutor, Universidade de São Paulo, FGV/EAESP.

 

Analisa os diversos componentes de uma negociação e suas inter-relações, de modo a proporcionar maior sensibilidade para a escolha das táticas mais adequadas a cada situação de negociação.

Objetivo: apresentar uma visão clara e abrangente dos diversos componentes intrínsecos a uma negociação e da forma pelas quais esses componentes se relacionam e analisar e mapear o contexto externo em que se insere a negociação, de modo a compreender os diversos atores e as diversas forças que motivam e pressionam as partes diretamente envolvidas.

 

Economia Empresarial

Prof. Pedro Carvalho de Mello, Ph.D. University of Chicago, FGV Management.

 

Direciona-se para a tomada de decisões sobre alocação de recursos, estratégia econômica e táticas de negócios, com base na maximização do lucro e da riqueza, da competição e da rivalidade na organização industrial.

Objetivo: Proporcionar a possibilidade do levantamento das grandes questões da economia empresarial, das origens ao Brasil atual, partindo de uma visão ampla de Economia, em que esta não é reduzida somente aos eventos econômicos que vemos noticiados na imprensa, tais como comportamento das empresas, inflação, desemprego, comércio internacional e outros.

 

Jogo de Negócios

Prof. Ricardo Spinelli, Ph.D., Lancaster University, FGV Management.

 

Simula, por meio de um jogo de empresas, um mercado oligopolista, no qual empresas industriais atuam de maneira bastante competitiva e os participantes assumem o papel de diretores dessas empresas, como participantes ativos do processo decisório.

Objetivo: Oferecer oportunidade ímpar para a tomada de decisões em um ambiente empresarial simulado, em resposta a pressões dos concorrentes e a mudanças na conjuntura econômica.

INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR Maximizar

SOLICITE O ARQUIVO COM TODAS AS INFORMAÇÕES: PROCESSO DE MATRÍCULA, INVESTIMENTO E AGENDA DO CURSO PELO LINK:

http://www5.fgv.br/fgvonline/ibs/mba.aspx

 

INÍCIO DA PRÓXIMA TURMA: 18/11/2017

MATRÍCULAS ATÉ: 05/11/2017

 

Contato de Informações: cursosonlinefgv@ibs.edu.br

 

 


DIFERENCIAIS Maximizar

 - Grande flexibilidade quanto a horário e local de estudo, neutralizando as barreiras de distância e tempo; desenvolvimento da autoaprendizagem e do ritmo próprio de construção do conhecimento;  - Conteúdos focados em dados relevantes da realidade brasileira;

 - Acesso facilitado a fontes geradoras de conhecimento, representadas pelas escolas e unidades da FGV;

 - Redução de custos e ganho de eficiência, especialmente no processo de ensino corporativo.

CERTIFICAÇÃO Maximizar

Após aprovação em todas as disciplinas, você receberá o certificado, emitido pela EBAPE, do MBA Executivo: Gestão Empresarial ONLINE, curso de pós-graduação lato sensu da FGV.

METODOLOGIA TCC Maximizar

EXCLUSIVO DOS CURSOS MBA's ONLINE

 

Em cada uma das disciplinas, você encontrará mecanismos de avaliação on-line que podem prever:

 

 - atividades individuais;

 - atividades em equipe (ou fóruns);

 - reuniões on-line;

 - conceitos de participação.

 

Para cada disciplina cursada, você realizará também uma prova escrita presencial no polo conveniado Belo Horizonte. Estas provas serão agendadas e realizadas de duas em duas, conforme o cronograma de seu curso (que pode ser visto ao final desse documento).Ao longo de todo o curso, você desenvolverá o Trabalho de Conclusão de Curso – um trabalho que é um requisito para a certificação em nível de especialização. Considerando essas diretrizes, a avaliação de cada disciplina se dará a partir das seguintes atividades:

 - atividade individual (AI): avaliada a partir da escala de 0 a 10.0 pontos;

 - atividade em equipe (AE): avaliada na escala de 0 a 10.0 pontos;

 - fórum (Fo): avaliado na escala de 0 a 10.0 pontos;

 - participação e intervenções significativas (PI) nas reuniões síncronas e assíncronas,     realizadas: avaliadas na escala de 0 a 10.0 pontos;

 - prova final obrigatória (PF), a ser realizada presencialmente, em data previamente agendada, nas instalações da instituição conveniada onde se matriculou: avaliada na escala de 0 a 10.0 pontos.

Sua média final on-line (MF) será assim computada:

 

MF = [PF X 0.55] + {[(AI + AE ou Fo + PI) / 3] x 0.45}

 
Voltar

Competências diferenciais que se tornam, a cada dia, mais essenciais para garantir competitividade.

Susana Arcangela Quacchia Feichas MBA em Gestão: Meio Ambiente e Sustentabilidade
Ver todos depoimentos
Ascensão Acaêmica Junte-se à IBS/FGV no facebook