Atenção!

Este portal não está homologado para o seu navegador, portando, erros poderão ocorrer.
Para evitar falhas utilize: Internet Explorer 7, Mozilla Firefox 3, Google Chrome 2, Apple Safari 5 ou versões superiores.

X Fechar

UNIDADE Cidade Jardim MBA Executivo: Gerenciamento de Projetos ONLINE

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Fonte Normal
 

SOBRE O CURSO Maximizar

O MBA Executivo: Gerenciamento de Projetos ONLINE abrange conhecimentos nacionais e internacionais. 

O que são PMI e PMP?

PMI é o Project Management Institute, que foi estabelecido em 1969 e é sediado na Filadélfia, Pensilvânia – EUA. O PMI é a principal associação mundial sem fins lucrativos em Gerenciamento de Projetos, atualmente com mais de 170.000 associados em todo o mundo. Os associados do PMI são indivíduos que praticam e estudam o Gerenciamento de Projetos nas mais diversas áreas, como aeroespacial, automobilística, administração, construção, engenharia, serviços financeiros, tecnologia da informação, farmacêutica e telecomunicações.Desde 1984, o PMI tem-se dedicado a desenvolver e manter um rigoroso programa de certificação profissional para promover o crescimento da profissão de Gerenciamento de Projetos e reconhecer as realizações de indivíduos no tema. A certificação de Project Management Professional do PMI (PMP) é a credencial mais reconhecida mundialmente para indivíduos envolvidos com o Gerenciamento de Projetos. Em 1999, o PMI se tornou a primeira organização no mundo a ter seu Programa de Certificação reconhecido pela ISO 9001.Hoje muitos profissionais buscam tirar o PMP, pois ser Gerente de Projetos se apresenta como uma excelente opção profissional.Um dos requisitos para se obter o PMP é a realização de, pelo menos, 35 horas de treinamento formal em Gerenciamento de Projetos. Como Universidade da Califórnia é membro global do PMI – reconhecido como provedor de treinamento formal em todo o mundo (global charter member provider number 0143) –, ao concluir o MBA Executivo Internacional em Gerenciamento de Projetos a Distância, o executivo já terá cumprido o requisito de treinamento formal para o PMP. (Para obter o certificado, além dessas 35 horas, o executivo deverá cumprir outras exigências e passar na prova de certificação do PMI. Para saber quais são essas exigências, acesse o site do PMI em http://www.pmi.org.

OBJETIVOS Maximizar

O MBA Gerenciamento de Projetos ONLINE visa à formação e ao desenvolvimento de quadros gerenciais para empresas privadas ou setores governamentais.O curso traduz a tradição da FGV no desenvolvimento de valores, atitudes, conhecimentos e habilidades técnicas, necessárias ao enfrentamento dos desafios emergentes que se apresentam aos sistemas produtivos e governamentais de nossa sociedade no mundo da globalização.São muitos os diferenciais que o MBA Internacional em Gerenciamento de Projetos oferece a você em relação a outros programas. Dele destacamos a possibilidade de você:

  - enfrentar as mudanças contínuas, com vistas à maior qualidade e produtividade de suas ações, mediante a adoção de modelos gerenciais capazes de gerar resultados em um mercado altamente competitivo;

 - adotar uma nova visão estratégica, administrativa e gerencial dos negócios e do mercado, que lhe garanta vantagem competitiva;

 - desenvolver a liderança empreendedora, flexibilidade e maleabilidade para enfrentar as incertezas desse novo milênio;

 - antever futuras tendências, preparando-se para compreender essas transformações radicais, que desafiam seu dia a dia;

 - compreender que as organizações inovadoras devem ser desenhadas como sistemas humanos de contínua aprendizagem e de acúmulo gradativo de experiência;

 - dominar tecnologias emergentes a partir da criação e gestão de novos conhecimentos de maneira profunda e contínua, e não por iniciativas isoladas;

 - valorizar o ser humano enquanto elemento criador e detentor de conhecimentos, dando à educação um papel mais relevante;

 - usufruir das vantagens do ensino a distância, que, isento dos condicionamentos espaciais e com alguns condicionamentos temporais, é uma modalidade de ensino que exige recursos, meios, sistemas de trabalho e de organização próprios. Entre suas vantagens, ressaltam-se:            - ótima relação custo/eficiência, satisfazendo a necessidades individuais de formação; atendimento a sujeitos/grupos não favorecidos por outras modalidades de ensino;  

     - transferências multirregionais de conhecimentos e experiências; intenso envolvimento dos alunos;

     - alto grau de motivação do aluno, que passa a ter autonomia e responsabilidade;

     - combinação de tipos diferentes de informações com redução da dificuldade de compreensão;

     - abertura a diferentes estilos de aprendizagem, maximizando a eficiência do processo de apreensão de conhecimentos

PÚBLICO ALVO Maximizar

 . Profissionais, líderes, gerentes e executivos que lidem com projetos de qualquer segmento de negócio ou área de atuação, ou que tenham responsabilidade por implementação de mudanças nas organizações.

 . Profissionais, líderes, gerentes e executivos cujo ponto atingido em suas carreiras obriga-os a atingir novos níveis de formação acadêmica.

 . Profissionais que sintam necessidade de reciclagem. Profissionais, líderes e gerentes que aspirem a cargos executivos em suas empresas e que demandem, além de experiência profissional, sólidos conhecimentos de projetos.

 . Possuidores de diploma de cursos de graduação.

CORPO DOCENTE Maximizar

Prof. André B. Barcaui é consultor sênior com mais de 15 anos atuando na área de gerência de projetos. É doutorando em Engenharia pela COPPE/UFRJ, mestre em Sistemas de Gestão pela UFF-RJ e formado em Informática pela PUC-RJ. Foi Project Office Manager da Hewlett-Packard Consulting responsável pela região Latino-Americana e Gerente de Programa e Serviços na IBM. É membro-fundador do PMI Chapter Rio, onde concluiu sua certificação PMP em 1999, e professor de diversos MBAs da FGV/RJ, UFRJ e da FIA/USP. É também certificado Master Coach pelo Behavioral Coaching Institute. Desenvolve projetos de consultoria e treinamento na área de gerência de projetos e atua como personal coach para gerências de nível médio, de projeto e executiva. É autor do livro Gerente também é Gente: um romance sobre gerência de Projetos pela editora Brasport e co-autor de Gerenciamento de Tempo em Projetos pela editora FGV Management.

 

Profª. Elisabeth Silveira é Coordenadora Pedagógica do FGV Online, Doutora em Lingüística e Mestre em Língua Portuguesa. Antes de ingressar nos quadros da FGV, aposentou-se como Professora Titular da área de ensino-aprendizagem da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Na UERJ, além de Prática de Ensino de Língua Portuguesa, ministrou diferentes disciplinas relacionadas à linguagem, e ao ensino nos cursos de Licenciatura em Letras e no Mestrado em Educação. Como pesquisadora do CNPq, desenvolveu pesquisas na área de estruturação de informações no discurso, produzindo e divulgando seus trabalhos em diferentes congressos, e artigos em revistas científicas.

 

Lorena Breda é Especialista em Gestão de Educação em EAD e em Design Instrucional para Educação Online (UFJF). Possui, ainda, especialização em Administração Escolar (UCB), sendo sua graduação em Letras (Uerj). Atualmente, na FGV, é Coordenadora de Produtos on-line – Varejo/MBAs, Cursos de curta e média duração. Na FGV, também coordenou, em seu Programa de EAD (FGV Online), a área Qualidade e Voz do Cliente (QVC), a Unidade de Relacionamento com o Cliente (URC) e a área de Gerência de Projetos (GP). Antes de ingressar na FGV, atuou como Gestora em Escolas Públicas Estaduais no Ensino Médio e em Núcleos do Centro Internacional de Estudos Regulares do Colégio Anglo-Americano (CIER), entre eles no do Rio de Janeiro e, no exterior, nos de Arequipa (Peru), Patagônia (Argentina) e Qinhuangdao (China).

 

Rebecca Villagrán Reimão Mello Seoane é mestranda em Gestão e Políticas Universitárias para o MERCOSUL pela Universidade Nacional de Lomas de Zamorra – UNLZ. Possui MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação Getulio Vargas – FGV, concluído em 2010, e Graduação em Letras, com habilitação em Português e Latim, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, concluída em 2006. No Programa FGV Online, atua desde 2006, atualmente como Coordenadora de Tutoria.

COORDENAÇÃO Maximizar

Professor André B. Barcaui



Consultor sênior com mais de 15 anos atuando na área de gerência de projetos. É doutorando em Engenharia pela COPPE/UFRJ, mestre em Sistemas de Gestão pela UFF-RJ e formado em Informática pela PUC-RJ. Foi Project Office Manager da Hewlett-Packard Consulting responsável pela região Latino-Americana e Gerente de Programa e Serviços na IBM. É membro-fundador do PMI Chapter Rio, onde concluiu sua certificação PMP em 1999, e professor de diversos MBAs da FGV/RJ, UFRJ e da FIA/USP. É também certificado Master Coach pelo Behavioral Coaching Institute. Desenvolve projetos de consultoria e treinamento na área de gerência de projetos e atua como personal coach para gerências de nível médio, de projeto e executiva. É autor do livro Gerente também é Gente: um romance sobre gerência de Projetos pela editora Brasport e co-autor de Gerenciamento de Tempo em Projetos pela editora FGV Management.





DISCIPLINAS Maximizar

Estratégia de Empresas

 Prof. David Menezes Lobato, Doutor, Universidade Federal do Rio de Janeiro, FGV Management.

 

Focaliza os processos e modelos necessários à otimização da administração de mudanças, e à elaboração de planos de ação capazes de concretizar os objetivos da empresa, a partir de uma visão sistêmica do processo de planejamento estratégico.

Objetivo: proporcionar reflexões e possibilidades de aplicação de modelos, tanto por meio da identificação dos conceitos fundamentais na área de planejamento estratégico quanto de sua relação com o processo de elaboração de um plano.

 

Economia Empresarial

 Prof. Pedro Carvalho de Mello, Ph.D. University of Chicago, FGV Management.

 

Direciona-se para a tomada de decisões sobre alocação de recursos, estratégia econômica e táticas de negócios, com base na maximização do lucro e da riqueza, da competição e da rivalidade na organização industrial.

Objetivo: proporcionar a possibilidade do levantamento das grandes questões da economia empresarial, das origens ao Brasil atual, partindo de uma visão ampla de Economia, em que esta não é reduzida somente aos eventos econômicos que vemos noticiados na Imprensa, tais como comportamento das empresas, inflação, desemprego, comércio internacional e outros.

 

Introdução à Gerência de Projetos

Prof. Edmarson Bacelar Mota, Mestre, FGVProf. Carlos Alberto Corrêa Salles Júnior, Mestre, FGV Management

 

Trata do gerenciamento de projetos, não apenas para o cumprimento da visão e dos objetivos estratégicos da empresa, mas também para a implementação de escopos condizentes com a percepção das partes envolvidas, dos recursos, dos requisitos mercadológicos

Objetivo: analisar as etapas da concepção inicial do projeto, de modo a atender a seu escopo, prazo, custo e qualidade.

 

Liderança de Equipes

Profª Eliana Viana, Mestre, PUCProfª Maria Leonor Galante Delmas, Doutora, American World University of Iowa

 

Trata da liderança como um fenômeno grupal a partir do funcionamento do contexto no qual ocorre.

Objetivoanalisar os principais aspectos referentes à construção da liderança bem como sua atuação no contexto dos projetos sociais, debater o tema da formação de equipes de trabalho e apresentar as principais tendências contemporâneas para uma ética das empresas.

 

Finanças para Gerentes não financeiros

 Prof. Janet DiVincenzo, University of York, UCI.

 

É um curso cujo objetivo é impactar, com novas decisões financeiras, o desempenho da rentabilidade da organização, além de obter uma melhor compreensão sobre as finanças e conceitos de contabilidade da mesma. Ao final do curso o aluno terá um melhor conhecimento financeiro geral e uma compreensão mais profunda do impacto de decisões fora de sua área funcional.

Objetivo: revisar demonstrações contábeis; entender os principais conceitos financeiros; aplicar os conceitos para avaliar sua empresa, concorrentes e fornecedores; entender as ferramentas utilizadas pelas empresas para fazer orçamentos; determinar os componentes de melhora de rentabilidade.

 

Monitoramento e Controle de Projetos

 Prof. Warren Nogaki, UCI.Prof. André Bittencourt do Valle, Mestre, PUC-RJ, FGV Management.

 

Foca em métodos comprovados de monitoramento e controle de custos e cronograma de projetos. Os alunos trabalharão todos os passos necessários para elaborar o plano de trabalho do projeto de maneira metódica, de forma a construir um perfil de custos integrado e um cronograma inicial.

Objetivo: aprender a comparar o cronograma inicial com o cronograma e os custos semanais verificados no projeto; aprender a utilizar técnicas de valor agregado para mensurar a performance de custos e cronograma, de acordo com as informações semanais verificadas de custo e cronograma; projetar custos e cronograma futuros, com base nessas métricas; aprender técnicas básicas de controle de tempo e custos, como diagramas de rede e gráficos de Gantt.

 

Gerenciamento de Riscos em Projetos

 Prof. Pablo Lledo, Mestre, University of York, UCI.Prof. André Bittencourt do Valle, Mestre, PUC-RJ, FGV Management.

 

Para serem bem sucedidos, gerentes de projeto devem possuir uma abordagem crítica sobre gerenciamento de riscos. No Gerenciamento de Riscos em Projetos, você terá uma visão aprofundada dos processos de identificar e aplicar princípios e técnicas de gerenciamento de riscos a projetos, com ênfase em técnicas que são amplamente aplicáveis em ambientes de gerenciamento de projetos, para facilitar a melhor tomada de decisão. Isso inclui métodos de análise tanto subjetiva e quanto quantitativa e seus níveis de interação com as outras áreas do gerenciamento de projetos de acordo com o PMBOK®.

Objetivo: descobrir estratégias utilizadas por gerentes de projetos bem sucedidos para reconhecer, determinar e diminuir o risco em projetos, incluindo identificação de risco, desenvolvimento de resposta ao risco, monitoramento e controle, identificação da fonte de risco, e priorização e categorização de risco.

 

Técnicas de Gerenciamento de Tempo

Prof. Margaret Meloni, University of York, UCI.

 

Analisa os conceitos e técnicas necessários aos gerentes de projetos para desenvolver habilidades relacionadas a cronogramas básicos. Um bom planejamento de cronograma ajuda a estes profissionais a estabelecerem metas realistas para atender aos objetivos do projeto, aumentar sua credibilidade e melhor administrar as expectativas dos stakeholders.

Objetivo: criar estimativas reais; aprender a identificar e usar termos comuns relacionados a cronogramas e estimativas e suas corretas definições; aplicar um grande número de técnicas de planejamento de cronogramas; atender às expectativas dos clientes como desafio contínuo.

 

Fundamentos de Marketing

 Prof. Eduardo André Teixeira Ayrosa, Ph.D., London Business School, FGV/EBAPE.

Profª. Denise Franca Barros, Doutoranda, EBAPE/FGV.

Profª. Fernanda Filgueiras Sauerbronn, Doutora, EBAPE/FGV.

 

Aborda as diferentes noções de marketing, com ênfase no marketing empresarial; as principais formas de relacionamento entre a empresa e o cliente, e os elementos necessários para a compreensão de modelos de análise, não só do ambiente de marketing, como também do comportamento dos consumidores, analisando ainda a idéia de segmentação do mercado e o conceito de posicionamento de produto.

Objetivo: Tratar das ações de marketing e da integração de esforços mercadológicos em busca da satisfação dos clientes e do aprimoramento do relacionamento com a clientela

 

Gerenciamento de Projetos Múltiplos

 Prof. Pablo Lledo, Mestre, University of York, UCI.

Prof. André Bittencourt do Valle, Mestre, PUC-RJ, FGV Management.

 

Oferecerá aos alunos a oportunidade de entender como gerenciar múltiplos projetos ao mesmo tempo.

Objetivo: mostrar por que gerenciar projetos múltiplos é tão difícil, por que as falhas ocorrem, a capacidade crítica de um cronograma mestre, os riscos encontrados, como definir e equilibrar prioridades, como gerenciar recursos em projetos múltiplos e uma carteira de projetos.

 

SCRUM e Gerência Ágil de Projetos

Prof. Marty Wartenberg, University of York, UCI.

 

Apresenta-se como um resumo de metodologias que discutirão diferentes técnicas com foco detalhado em SCRUM e Kanban. Enquanto se garante o preparo dos alunos com o conhecimento e habilidades necessárias para conduzir os projetos ágeis, serão realizadas pesquisas sobre o importante tema da transição de grupos tradicionais aos ágeis, sobre a qual serão também discutidos diversos estudos de caso, além de questões-chave como a realização paralela de projetos tradicionais e ágeis em estruturas hierárquicas.

Objetivo: conduzir projetos utilizando metodologias ágeis, colaborar com a transição de indivíduos, grupos e a empresa para a adoção deste tipo de projeto, ser um ágil praticante e estrategista.

 

Escritório de Gerenciamento de Projetos

Prof. Janet DiVincenzo, University of York, UCI.

 

PMO é uma disciplina que propõe a melhoria do desempenho organizacional na gestão de projetos e aumenta a capacidade de otimizá-los, com base em seis módulos principais e sua relação na criação de um escritório de projetos: o papel das organizações, empresas e escritórios de projetos; urgência e construção de coalizões; estratégia; implementação; operação e eficácia.

Objetivo: identificar e aplicar conceitos-chave na implementação do escritório de projetos para a mudança organizacional; participar de discussões da equipe de projetos dentro de um ambiente virtual; explicar contribuições, valores e possibilidades de empresas de projetos; desenhar um escritório de negócios para empresas específicas; preparar um plano de ação para criar escritórios de projetos.

Concorrência de Projetos

 Prof. André Barcaui, Doutorando, UNR, FGV.

 

Os alunos desempenharão o papel de um gerente de projetos real, atuando como planejador de um empreendimento a sua escolha.O jogo on-line visa à elaboração de um plano de projeto, confeccionado segundo as técnicas, ferramentas e metodologias apresentadas em cada disciplina técnica do MBA Gerência de Projetos.

Objetivo: proporcionar aos participantes do jogo a experiência de elaborar um projeto que não seja apenas interessante, mas que também seja viável, sustentável e bem arquitetado dentro das melhores práticas do PMI.

INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR Maximizar

SOLICITE O ARQUIVO COM TODAS AS INFORMAÇÕES: PROCESSO DE MATRÍCULA, INVESTIMENTO E AGENDA DO CURSO PELO LINK:

http://www5.fgv.br/fgvonline/ibs/mba.aspx

 

INÍCIO DA PRÓXIMA TURMA: 18/11/2017

MATRÍCULAS ATÉ: 05/11/2017

 

Contato de Informações: cursosonlinefgv@ibs.edu.br

CERTIFICAÇÃO Maximizar

MBA Executivo Gerenciamento de Projetos 

METODOLOGIA TCC Maximizar

EXCLUSIVO DOS CURSOS MBA's ONLINE

 

Em cada uma das disciplinas, você encontrará mecanismos de avaliação on-line que podem prever:

 

 - atividades individuais;

 - atividades em equipe (ou fóruns);

 - reuniões on-line;

 - conceitos de participação.

 

Para cada disciplina cursada, você realizará também uma prova escrita presencial no polo conveniado Belo Horizonte. Estas provas serão agendadas e realizadas de duas em duas, conforme o cronograma de seu curso (que pode ser visto ao final desse documento).Ao longo de todo o curso, você desenvolverá o Trabalho de Conclusão de Curso – um trabalho que é um requisito para a certificação em nível de especialização. Considerando essas diretrizes, a avaliação de cada disciplina se dará a partir das seguintes atividades:

 - atividade individual (AI): avaliada a partir da escala de 0 a 10.0 pontos;

 - atividade em equipe (AE): avaliada na escala de 0 a 10.0 pontos;

 - fórum (Fo): avaliado na escala de 0 a 10.0 pontos;

 - participação e intervenções significativas (PI) nas reuniões síncronas e assíncronas, realizadas: avaliadas na escala de 0 a 10.0 pontos;

 - prova final obrigatória (PF), a ser realizada presencialmente, em data previamente agendada, nas instalações da instituição conveniada onde se matriculou: avaliada na escala de 0 a 10.0 pontos.

Sua média final on-line (MF) será assim computada:

 

MF = [PF X 0.55] + {[(AI + AE ou Fo + PI) / 3] x 0.45}

 
Voltar