Atenção!

Este portal não está homologado para o seu navegador, portando, erros poderão ocorrer.
Para evitar falhas utilize: Internet Explorer 7, Mozilla Firefox 3, Google Chrome 2, Apple Safari 5 ou versões superiores.

X Fechar

UNIDADE Cidade Jardim Série Estratégica em Finanças

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Fonte Normal
 

SOBRE O CURSO Maximizar

Os cursos do FGV Online são veiculados, essencialmente, via Internet. A utilização de diversos recursos multimídia fomenta a busca de informações, a reflexão sobre elas e a reconstrução do conhecimento, além de otimizar a interação dos alunos entre si e com o professor-tutor, responsável pelo suporte acadêmico à turma. 

A estrutura dos cursos se constitui das seguintes seções:

  • Área de estudos - aqui você terá acesso às disciplinas em que estiver inscrito; aos módulos, às unidades e às seções, onde está estruturada a parte teórica; às orientações para os trabalhos individuais e em equipe, e às avaliações. Pela Área de estudos, você também poderá acessar os seguintes recursos... 

  • Reunião on-line - uma ferramenta de chat, por onde você poderá trabalhar com qualquer participante do curso, seja ele um colega de turma, um grupo ou o Professor.
  • Calendário - para que você possa acompanhar, com tranqüilidade, as atividades aqui propostas, fique atento ao Calendário do curso. É justamente neste espaço que serão agendados os trabalhos a serem realizados individualmente ou em equipe.
  • Biblioteca virtual - esta área funciona como um centro de recursos multimídia. Neste espaço, ficarão a sua disposição as questões colocadas com mais freqüência pelos alunos que já fizeram este curso, verbetes, biografias, textos, estudos de caso, indicações de filmes e sites, FAQs...
  • Sala de aula - por ser este espaço interativo, você poderá desenvolver trabalhos em equipe, interagir com os demais participantes do curso e receber um atendimento personalizado do Professor. Pela Sala de aula, você poderá acessar ainda a área de...
  • Perfis - onde você poderá registrar seus dados pessoais no curso, assim como saber quem / como são seus colegas de curso e seu Professor. Este é o espaço reservado ainda para e-mails.
  • Tutoria - ao ingressar no curso, você irá fazer parte de uma turma e contará com uma tutoria pró-ativa, ou seja, um professor-tutor que irá auxiliá-lo academicamente e avaliará os seus trabalhos no curso.

OBJETIVOS Maximizar

As Séries Estratégicas visam à formação e ao desenvolvimento de competências gerenciais estratégicas com ênfases em certas áreas do conhecimento. 

As Séries Estratégicas traduzem a tradição da FGV no desenvolvimento de valores, atitudes, conhecimentos e habilidades técnicas, necessárias ao enfrentamento dos desafios emergentes que se apresentam aos sistemas produtivos e governamentais de nossa sociedade no mundo da globalização.

CORPO DOCENTE Maximizar

Professor Autor: Jean Jacques Salim 
Mestre e Doutor em Administração - Finanças - de Empresas pela EAESP/FGV, e Professor Adjunto do Departamento de Contabilidade, Finanças e Controle da mesma instituição há mais de 20 anos. Dedica-se à pesquisa, ao ensino e à publicação sobre temas ligados à educação corporativa, gestão do conhecimento e desenvolvimento gerencial. Leciona, regularmente, nos cursos de pós-graduação stricto e lato sensu. Na área de Educação Continuada - GVpec -, desenvolve e ensina em programas MBA in-company para importantes organizações, tais como Serasa, Deloitte, PriceWaterhouseCoopers, Renner, Mahle Metal Leve, Alstom, VW e Bradesco. Além disso, presta consultoria e profere palestras por todo o Brasil em eventos ligados à gestão empresarial. Possui várias atualizações e especializações em cursos realizados nos EUA e na Europa. Foi coordenador geral dos cursos de especialização - CEAG - no período entre 2000 e 2003. De 1990 a 1999, foi coordenador do Programa de Educação Continuada - GVpec. Por fim, ocupou vários cargos no Banco Central do Brasil de 1974 a 1990.


Professor Autor: Pedro Carvalho de Mello 
Ph.D. em Economia pela University of Chicago. Atuou como diretor na CVM- Comissão de Valores Mobiliários- e na BM&F- Bolsa de Mercadorias e Futuros, e foi Vice-Presidente do Pittsburg National Bank. Foi professor visitante na Columbia University, em 1998, e na University of Richmond, em 2004, é professor da Ohio University no Programa MBA Pleno FGV-Ohio, professor coordenador internacional do FGV Management- FGV e professor Associado- livre docente- da Esalq/USP. Membro fundador do CLAAF- Comitê Latino Americano de Assuntos Financeiros.

Professor Autor: Betovem Antonio Lopes Rodrigues Coura 
Graduado em Engenharia e Administração de Empresas com MBA em Engenharia Econômica e Financeira, ambos pela UFF, é mestre em Administração de Empresas com concentração em Finanças Corporativas pelo IBMEC e doutor em Contabilidade pela Universidade de Lisboa. É diretor da MVCon - Soluções em Controle Gerencial, prestando consultoria nas áreas de Gestão Estratégica de Custos, Posição Relativa de Custos (PRC), Benchmarking, Cadeia de Valores, Balanced Scorecard (BSC) e Alianças Estratégicas. Realizou trabalhos nos setores de cimento, têxtil, bebidas e refrigerantes, informática, construção civil e naval, financeiro, farmacêutico, telecomunicações, saúde e cigarreiro. Possui mais de 12 anos de experiência executiva em multinacional farmacêutica e banco de investimentos. É, ainda, professor dos MBAs da Fundação Getulio Vargas, tendo lecionado na UFF e no IBMEC, professor da Universidade de Lisboa e coordenador acadêmico da Fundação Getulio Vargas, com experiência na coordenação de programas com grandes empresas - Vale, Eletrobrás, Allianz, Cadbury-Adams, Queiroz Galvão, HP, GE, BNB, BRF, Banco do Brasil, entre outras -, coordenador acadêmico da FGV na parceria com a universidade corporativa do SEBRAE e coordenador acadêmico do pós-MBA da FGV em convergência para as normas contábeis internacionais.

Professor Autor: Marcos de Andrade Reis Villela 
Ph.D. Business Administration com concentração na área de Controle Gerencial pela Manchester Business School - Inglaterra. Tem como áreas de interesse posição relativa de custos - PRC -, benchmarking, cadeia de valores e alianças estratégicas. Foi diretor do IBMEC e responsável pelos programas de Executive Education, além de ter sido também diretor e sócio da Sociedade de Desenvolvimento Empresarial - SDE -, empresa dedicada à formação de executivos sênior. Como professor, foi responsável pela área de controles da COPPEAD/UFRJ, e também coordenador de projetos e pesquisas. Atualmente, é professor da EBAPE/FGV e coordenador de programas especiais do FGV Management e FGV Online.

COORDENAÇÃO Maximizar

IBS / FGV






DISCIPLINAS Maximizar

Administração Financeira: Avaliação do Desempenho Empresarial

 
MÓDULO 1 - Fundamentos da administração financeira 

 

Unidade 1: objetivos e estratégias empresariais

Unidade 2: atividades empresariais

Unidade 3: visão financeira da empresa

Unidade 4: função financeira nas empresas

Unidade 5: evolução da função financeira

Unidade 6: ambiente financeiro

Unidade 7: mercado de ações 

 

MÓDULO 2 - Demonstrações financeiras 

 

Unidade 1: sistema de informação empresarial

Unidade 2: balanço patrimonial

Unidade 3: demonstração do resultado do exercício

Unidade 4: demonstrações do fluxo financeiro 

 

MÓDULO 3 - Análise das demonstrações financeiras 

 

Unidade 1: desempenho empresarial

Unidade 2: análise da rentabilidade

Unidade 3: análise da estrutura de capital

Unidade 4: análise da liquidez

Unidade 5: análise da atividade

Unidade 6: integração do sistema de análise

Unidade 7: conclusão do caso prático 

 

MÓDULO 4 - Diagnóstico empresarial e gestão 

 

Unidade 1: análise da gestão do lucro

Unidade 2: análise da alavancagem e risco

Unidade 3: análise da gestão do capital de risco

Unidade 4: análise da gestão do crescimento 

 

Administração Financeira: Decisões de Investimento e Financiamento  

 

MÓDULO 1 - Cálculo financeiro básico 

 

Unidade 1: Valor do dinheiro no tempo

Unidade 2: Juros compostos

Unidade 3: Tipos de taxas de juros 

 

MÓDULO 2 - Decisões de investimento para criação de valor 

 

Unidade 1: Decisão de investimento de capital

Unidade 2: Dimensionamento dos fluxos de caixa

Unidade 3: Mensuração dos fluxos de caixa relevantes

Unidade 4: Métodos de avaliação econômica de investimentos 

 

MÓDULO 3 - Decisões de financiamento 

 

Unidade 1: Financiamento das atividades empresariais

Unidade 2: Seleção de fontes de financiamento

Unidade 3: Financiamento com capital próprio

Unidade 4: Financiamento com capital de terceiros

Unidade 5: Estrutura de capital

Unidade 6: Custo de capital

Unidade 7: custo das fontes específicas de capital 

 

MÓDULO 4 - Avaliação de empresas 

 

Unidade 1: CAPM

Unidade 2: modelo de avaliação de empresas

Unidade 3: exemplo de avaliação de empresa


Finanças Internacionais e Política Macroeconômica

 
MÓDULO 1 - Globalização e finanças internacionais 

 

Unidade 1: economia dos mercados financeiros

Unidade 2: poupança

Unidade 3: investimento e sistema financeiro

Unidade 4: gestão financeira internacional

Unidade 5: comércio exterior e criação de valor 

 

MÓDULO 2 - Balanço de Pagamentos 

 

Unidade 1: importância do balanço

Unidade 2: estrutura do balanço

Unidade 3: identificações contábeis macroeconômicas

Unidade 4: considerações macroeconômicas 

 

MÓDULO 3 - Moeda, Câmbio e Políticas Macroeconômicas 

 

Unidade 1: macroeconomia e comércio exterior

Unidade 2: câmbio e atividade econômica

Unidade 3: regimes de câmbio e ajustes macroeconômicos

Unidade 4: estabilidade da taxa de câmbio 

 

MÓDULO 4 - Políticas Macroeconômicas de Ajustamento 

 

Unidade 1: políticas monetária e fiscal

Unidade 2: políticas de ajustamento

Unidade 3: modelo Mundell-Fleming

Unidade 4: Sistema Monetário Nacional 

 

Gestão Estratégica de Custos

 
MÓDULO 1 - Fundamentos da Gestão de Custos 

 

Unidade 1: contabilidade de custos

Unidade 2: conceitos básicos

Unidade 3: conceito de relevância 

 

MÓDULO 2 - Modelo variável 

 

Unidade 1: equação base da lucratividade

Unidade 2: custo/volume/lucro - noção intuitiva

Unidade 3: margem de contribuição

Unidade 4: método de custeio variável 

 

MÓDULO 3 - Overhead - identificação e departamentalização 

 

Unidade 1: identificação

Unidade 2: modelo direto

Unidade 3: sistema de custeio tradicional simples

Unidade 4: sistema de custeio tradicional departamentalizado

Unidade 5: análise dos modelos apresentados 

 

MÓDULO 4 - Custeio baseado em atividades 

 

Unidade 1: problemas dos sistemas de custeio tradicionais

Unidade 2: sistema de custeio por atividade

Unidade 3: implantação do ABC

INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR Maximizar

INSCRIÇÕES, INVESTIMENTO E DATA DAS PRÓXIMAS TUMAS ACESSE:

http://www5.fgv.br/fgvonline/ibs/cursosaperfeicoamento.aspx

 

CONTATOS:

cursosfgvonline@ibs.edu.br

(31) 2122 3200 ramal 114

CERTIFICAÇÃO Maximizar

APERFEIÇOAMENTO – carga horária 120 horas (duração: 6 meses)

METODOLOGIA TCC Maximizar

Os cursos do FGV Online são veiculados essencialmente via internet. A utilização de diversos recursos multimídia fomenta a busca de informações, a reflexão sobre elas e a reconstrução do conhecimento, além de otimizar a interação dos alunos entre si e com o professor-tutor, responsável pelo suporte acadêmico à turma. 

 

Ao ingressar no curso, você irá fazer parte de uma turma e contará com uma tutoria proativa, ou seja, um professor-tutor que irá auxiliá-lo academicamente e avaliará seus trabalhos no curso.

 
Voltar

Confira o depoimento de aluno da turma 1 de Lausanne

Pedro Henrique Lausanne University - Suiça
Ver todos depoimentos
Ascensão Acaêmica Junte-se à IBS/FGV no facebook