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UNIDADE Cidade Jardim Série Estratégica em Vendas

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SOBRE O CURSO Maximizar

Os cursos do FGV Online são veiculados, essencialmente, via Internet. A utilização de diversos recursos multimídia fomenta a busca de informações, a reflexão sobre elas e a reconstrução do conhecimento, além de otimizar a interação dos alunos entre si e com o professor-tutor, responsável pelo suporte acadêmico à turma. 

A estrutura dos cursos se constitui das seguintes seções:

  • Área de estudos - aqui você terá acesso às disciplinas em que estiver inscrito; aos módulos, às unidades e às seções, onde está estruturada a parte teórica; às orientações para os trabalhos individuais e em equipe, e às avaliações. Pela Área de estudos, você também poderá acessar os seguintes recursos... 

  • Reunião on-line - uma ferramenta de chat, por onde você poderá trabalhar com qualquer participante do curso, seja ele um colega de turma, um grupo ou o Professor.
  • Calendário - para que você possa acompanhar, com tranqüilidade, as atividades aqui propostas, fique atento ao Calendário do curso. É justamente neste espaço que serão agendados os trabalhos a serem realizados individualmente ou em equipe.
  • Biblioteca virtual - esta área funciona como um centro de recursos multimídia. Neste espaço, ficarão a sua disposição as questões colocadas com mais freqüência pelos alunos que já fizeram este curso, verbetes, biografias, textos, estudos de caso, indicações de filmes e sites, FAQs...
  • Sala de aula - por ser este espaço interativo, você poderá desenvolver trabalhos em equipe, interagir com os demais participantes do curso e receber um atendimento personalizado do Professor. Pela Sala de aula, você poderá acessar ainda a área de...
  • Perfis - onde você poderá registrar seus dados pessoais no curso, assim como saber quem / como são seus colegas de curso e seu Professor. Este é o espaço reservado ainda para e-mails.
  • Tutoria - ao ingressar no curso, você irá fazer parte de uma turma e contará com uma tutoria pró-ativa, ou seja, um professor-tutor que irá auxiliá-lo academicamente e avaliará os seus trabalhos no curso.

OBJETIVOS Maximizar

As Séries Estratégicas visam à formação e ao desenvolvimento de competências gerenciais estratégicas com ênfases em certas áreas do conhecimento. 
As Séries Estratégicas traduzem a tradição da FGV no desenvolvimento de valores, atitudes, conhecimentos e habilidades técnicas, necessárias ao enfrentamento dos desafios emergentes que se apresentam aos sistemas produtivos e governamentais de nossa sociedade no mundo da globalização.

CORPO DOCENTE Maximizar

Professor Autor: José Luiz Tejon Megido 
Bacharel em Comunicação Social e Jornalismo (Fundação Armando Álvares Penteado). Professor de Marketing na Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, Diretor de Marketing na OESP Mídia Ltda. (divisão de Listas Amarelas do Grupo S.A. O Estado de S. Paulo - Jornal). Autor dos livros: Marketing e Agribusiness e Administração Estratégica de Vendas e Canais de Distribuição.


Professor Autor: Andre Torres Urdan 
Professor Titular do Departamento de Marketing da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV). - Líder da Linha de Pesquisa de Estratégias de Marketing da EAESP-FGV. - Ex-Professor de Administração da Universidade de São Paulo e da Universidade Federal de Minas Gerais. - Doutor em Administração (Marketing e Finanças) pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. - Mestre em Administração (Marketing) pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. - Bacharel em Engenharia (Universidade Federal de Minas Gerais), Ciências Contábeis (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais) e Administração (Universidade Federal de Minas Gerais).

Professor Autor: Roberto Neme Assef 
Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense - UFF. É formado em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas - SP. É diretor da Lucre Consultoria de Lucratividade, atuando junto a empresas dos mais diversos portes e segmentos, no desenvolvimento de estudos sobre precificação e projetos de viabilidade econômica. Autor dos livros Gerência de Preços, Guia Prático de Formação de Preços e Guia Prático de Administração Financeira, desenvolveu ainda o software Preço Certo. É professor dos cursos de Pós-Graduação na Fundação Getulio Vargas e instrutor da IBC do Brasil - International Business Communications -, além de proferir palestras em entidades patronais e Universidades.

Professor Autor: Delane Botelho 
Doutor em Administração de Empresas (Marketing) pela EAESP/FGV - com programa de visiting scholar na USC (University of Southern California). Mestre em Administração de Empresas (Organizações) pela EAESP/FGV - com programa de intercâmbio pela WU (Wirtschaftsuniversität Wien). Engenheiro pela UFLA (Universidade Federal de Lavras). Foi executivo na área de marketing. É professor adjunto da EBAPE/FGV e consultor de marketing. Possui trabalhos publicados e apresentados em congressos na América Latina, Estados Unidos e Europa.

Professor Autor: Alda Rosana Duarte de Almeida 
Doutora em administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP; mestre em Gestão Empresarial pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas - EBAPE-FGV; pós-graduada em Gestão Empresarial pela COPPEAD-UFRJ (Rio de Janeiro, Brasil) e Arquiteta pela Universidade Santa Úrsula no Rio de Janeiro. Sua experiência profissional inclui trabalhos como arquiteta/consultora de projetos executivos, gerenciando equipes de projetistas; gerenciamento de áreas de marketing de relacionamento com clientes em empresas do mercado imobiliário, prestadoras de serviço e fundo de pensão, além das áreas de operações e administrativa. Autora de capítulos de livros e artigos na área de marketing.

COORDENAÇÃO Maximizar

IBS / FGV






DISCIPLINAS Maximizar

Gestão da Força de Vendas

 
MÓDULO 1 - Criação de estratégias 

 

Unidade 1: área de vendas

Unidade 2: informação e organização do plano

Unidade 3: atuação do gerente de vendas

Unidade 4: estratégias e táticas vencedoras 

 

MÓDULO 2 - Construção do plano 

 

Unidade 1: introdução às vendas

Unidade 2: fatores incontroláveis estratégicos

Unidade 3: avaliação dos cenários externos

Unidade 4: fatores táticos

Unidade 5: organização do plano de vendas 

 

MÓDULO 3 - Gerência da força de vendas 

 

Unidade 1: estimativa de vendas

Unidade 2: indicadores e métricas

Unidade 3: metas e acompanhamento

Unidade 4: segmentação dos canais

Unidade 5: coordenação interna

Unidade 6: formalização e convenção de vendas 

 

MÓDULO 4 - Implementação de plano de vendas 

 

Unidade 1: preparação dos vendedores

Unidade 2: canais e distribuição

Unidade 3: gerência dos canais de vendas

Unidade 4: controle e arquitetura de canais

Unidade 5: key account management

Unidade 6: avaliação de canais

Unidade 7: liderança  

 

Gestão de Marketing

 
MÓDULO 1 - Produtos, marcas, novos produtos e serviços 

 

Unidade 1: produtos

Unidade 2: marcas

Unidade 3: novos produtos

Unidade 4: serviços 

 

MÓDULO 2 - Estratégias e ações de distribuição 

 

Unidade 1: canal de distribuição

Unidade 2: varejo

Unidade 3: atacado

Unidade 4: logística 

 

MÓDULO 3 - Estratégias e ações de comunicação e promoções 

 

Unidade 1: comunicações de marketing

Unidade 2: propaganda

Unidade 3: marketing direto

Unidade 4: venda pessoal

Unidade 5: promoção de vendas 

 

MÓDULO 4 - CCC 

 

Unidade 1: conceito de preço

Unidade 2: análises de custo

Unidade 3: análise da concorrência

Unidade 4: análise da demanda

Unidade 5: análise do consumidor

Unidade 6: estratégias de apreçamento

Unidade 7: controle 

 

Gestão de Preços

 
MÓDULO 1 - Aspectos mercadológicos 

 

Unidade 1: conceitos fundamentais

Unidade 2: ciclo de vida do produto

Unidade 3: fatores internos

Unidade 4: fatores externos

Unidade 5: metodologias de definição de preços 

 

MÓDULO 2 - Aspectos tributários 

 

Unidade 1: tributação

Unidade 2: tipos de impostos 

 

MÓDULO 3 - Aspectos financeiros 

 

Unidade 1: custos

Unidade 2: critérios de custeio

Unidade 3: margem de contribuição

Unidade 4: outros conceitos fundamentais 

 

Marketing de Varejo

 
MÓDULO 1 - Introdução ao varejo 

 

Unidade 1: Conceitos básicos

Unidade 2: Varejistas com loja

Unidade 3: Varejistas sem loja

Unidade 4: Tipos de organizações de varejo 

 

MÓDULO 2 - Decisões de marketing de varejo 

 

Unidade 1: Decisões de produtos

Unidade 2: Decisões de comunicação e propaganda

Unidade 3: Decisões de localização

Unidade 4: Decisões de preço 

 

MÓDULO 3 - Preço no varejo 

 

Unidade 1: Análise de lucratividade

Unidade 2: Análise de liquidez e de rentabilidade

Unidade 3: Preço sob a ótica mercadológica e varejo 

 

MÓDULO 4 - Sistemas de informação de marketing de varejo 

 

Unidade 1: Sistemas de informação e marketing de varejo

Unidade 2: Pesquisa de marketing

Unidade 3: Tipos de pesquisa

Unidade 4: Coleta de dados e pesquisa de marketing

Unidade 5: Sistema de apoio às decisões de marketing

INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR Maximizar

INSCRIÇÕES, INVESTIMENTO E DATA DAS PRÓXIMAS TUMAS ACESSE:

http://www5.fgv.br/fgvonline/ibs/cursosaperfeicoamento.aspx

CONTATOS:

cursosfgvonline@ibs.edu.br

(31) 2122 3200 ramal 114

CERTIFICAÇÃO Maximizar

APERFEIÇOAMENTO – carga horária 120 horas (duração: 6 meses)

METODOLOGIA TCC Maximizar

Os cursos do FGV Online são veiculados essencialmente via internet. A utilização de diversos recursos multimídia fomenta a busca de informações, a reflexão sobre elas e a reconstrução do conhecimento, além de otimizar a interação dos alunos entre si e com o professor-tutor, responsável pelo suporte acadêmico à turma. 

 

Ao ingressar no curso, você irá fazer parte de uma turma e contará com uma tutoria proativa, ou seja, um professor-tutor que irá auxiliá-lo academicamente e avaliará seus trabalhos no curso.

 
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