Mestrado Americano- Master Of Business Administration

  • Onde Cursar: Cidade Jardim
  • Público Alvo:

    O Mestrado Internacional é a opção ideal para aqueles que gostariam de realizar um MBA no exterior, mas que estão impossibilitados, por não poderem se ausentar do país durante dois anos. O calendário do curso foi elaborado para permitir ao executivo conciliar um projeto acadêmico internacional com suas atividades profissionais.

Construído em torno dos fundamentos da inovação, empreendedorismo, liderança estratégica, perspectiva global e desenvolvimento profissional, o MASTER OF BUSINESS ADMINSTRATION, foi projetado para atender às necessidades de profissionais que ocupam ou pretendam ocupar postos na alta administração em empresas nacionais e internacionais.Este Mestrado Internacional é a opção ideal para aqueles que gostariam de realizar um MBA no exterior, mas que estão impossibilitados, por não poderem se ausentar do pais por longos períodos. O calendário do curso foi elaborado para permitir ao executivo conciliar um projeto acadêmico internacional com suas atividades profissionais.
O programa de MBA da Universidade de Ohio em convênio com a FGV foi projetado para ajudar os profissionais a aprimorarem suas principais competências empresariais e desenvolverem a confiança para prosperar como um profissional estratégico e inovador, fornecendo-lhes conhecimentos avançados e ferramentas para se destacarem no mundo dos negócios.Para desenvolver e atualizar este programa, a Ohio e Fundação Getulio Vargas preocupam-se em analisar cuidadosamente os padrões internacionais vigentes na área de formação de executivos, as tendências recentes nas mais renomadas Business Schools, bem como as peculiaridades de nosso ambiente empresarial. 


FORMATAÇÃO DO CURSO
O currículo do Mestrado Internacional é composto de três etapas que podem ser contratadas e cursadas separadamente e em épocas distintas. Tal formação permite aos alunos uma conciliação de sua vida profissional e acadêmica:


1) ETAPA DE ESPECIALIZAÇÃO - Ministrada em português, é composta de um programa de MBA Pós Especialização da FGV no Brasil, em periodicidade de acordo com o curso escolhido pelo aluno. Quem já frequentou e foi aprovado em um programa de MBA da FGV está dispensado desta Etapa.


2) ETAPA NACIONAL - Ministrada em português por professores credenciados da Ohio University com duração aproximada de 4 meses . Poderá ser acompanhada ONLINE  ou  PRESENCIALMENTE  em  Belo Horizonte.


3) ETAPA INTERNACIONAL- Ministrada em inglês, com aulas online durante aproximadamente 12 meses e presencialmente  no campus da Ohio University nos Estados Unidos  por 3 semanas.

 

A Ohio University está constantemente ranqueada entre as ”Top 2 por cento” das universidades públicas americanas de acordo com o U.S. News and World Report, que  reconheceu a Universidade de Ohio com altas notas nas suas listas de Melhores Escolas de Negócios,  Melhores Escolas de Educação e Melhores Universidades Americanas.O College of Business (Escola de Administração) possui programas com as principais empresas americanas  e seu MBA foi reconhecido como a 3º Escola de “Melhor Valor” pela  revista “Fortune”.  A “Fiske’s Guide to Colleges 2015” ranqueou a Universidade de Ohio como a 14ª “melhor compra” com base na qualidade acadêmica em relação ao custo.

A Ohio University também foi reconhecida pela “Peterson’s Guide to Competitive Colleges” pela qualidade acadêmica e valor e a “Princeton Review” elogia a acessibilidade dos professores e a beleza do campus.

O College of Business e seu MBA são reconhecidos pelo AACSB - Association to Advantage Collegiate Schools of Business. Esta designação é dada a menos de um terço das Escolas de Negócios dos EUA e apenas 5% dos Programas de Negócios em todo o mundo. Esta acreditação é o endosso mais amplamente reconhecido do mundo na Educação Executiva.

É um programa voltado para a formação teórica e prática dos que buscam ferramentas para o direcionamento da estratégia de organizações, atuando em nível global. É uma opção de alto nível para aqueles que aceitam o desafio da renovação, possibilitando-lhes enfrentar, com sucesso, a complexidade de uma economia cada vez mais competitiva.

O Mestrado Internacional é a opção ideal para aqueles que gostariam de realizar um MBA no exterior, mas que estão impossibilitados, por não poderem se ausentar do país durante dois anos. O calendário do curso foi elaborado para permitir ao executivo conciliar um projeto acadêmico internacional com suas atividades profissionais.

Curriculum dos Professores (Fase Nacional)

Pedro Carvalho Mello  é mestre e doutor em Economia pela Universidade de Chicago (EUA); especialista em Finanças e Economia, formado pela Faculdade de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro; é professor concursado da USP/ESALQ e foi professor visitante da Universidade de Columbia (EUA). Possui também grande experiência no mercado financeiro (duas vezes diretor da CVM – total 6 anos -, diretor da BM&F, vice-presidente do Pittsburg National Bank). Atualmente é Coordenador da Área Internacional da FGV Management.


Paulo Sérgio Machado é mestre em Ciências Contábeis pela UERJ. Graduado em Contabilidade e Administração de Empresas, possui mais de 40 anos de experiência em importantes empresas nacionais e internacionais de Auditoria. É professor dos programas de Pós-Graduação e MBA da FGV nas disciplinas: Planejamento Tributário, Contabilidade para Executivos e Contabilidade Avançada. É sócio fundador da Lopes, Machado Auditores S/C. Foi membro do American Regional Board da BKR International, uma Associação mundial de empresas de Auditoria.


Fernando Saba Arbache:  Doutorando em Infraestrutura Aeronáutica – ITA. Mestre em Engenharia Industrial PUC/Rio. Independent Education Consultant working with MIT Professional Education. Graduado em Engenharia Civil, UFJF. Leading Innovative Teams/MIT, Cambridge, MA (USA). Data and Models in Engineering, Science, and Business/MIT, Cambridge, MA (USA). Challenges of Leadership in Teams/MIT, Cambridge, MA (USA). Data Science: Data to Insights/MIT, Cambridge, MA (USA). AnyLogic Advanced Program of Simulation Modeling/Hampton, NJ (USA). Pesquisa em desenvolvimento de Infraestrutura Aeronáutica.– ITA.  Pesquisa em desenvolvimento de Aeroportos.

Prof. Pedro Carvalho de Mello, Ph.D

Mestre e doutor em Economia pela Universidade de Chicago (EUA); especialista em Finanças e Economia, formado pela Faculdade de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro; é professor concursado da USP/ESALQ e foi professor visitante da Universidade de Columbia (EUA). Possui também grande experiência no mercado financeiro (duas vezes diretor da CVM , diretor da BM&F, vice-presidente do Pittsburg National Bank). Atualmente é Coordenador da Área Internacional da FGV Management.

ETAPA de ESPECIALIZAÇÃO 

Ministrada em português, é composta de um programa de MBA Pós-Graduação Especialização da FGV. O aluno escolhe o programa mais adequado à sua formação. Quem já frequentou e foi aprovado em um programa de MBA da FGV está dispensado desta Etapa. Confira os cursos disponíveis em www.ibs.edu.br.

  

LOCAIS E HORÁRIOS:

Os programas possuem duração, locais e horários de realização de acordo com o programa e a unidade escolhida pelo aluno.

 

DURAÇÃO PREVISTA: 18 meses

 

CERTIFICAÇÃO: Será concedido pela FGV, um certificado de MBA Pós-Graduação Lato-Sensu Especialização

 

 

ETAPA NACIONAL 

Para participar desta Etapa o aluno deve estar cursando ou ter concluído a Etapa de Especialização. É ministrada no Brasil, por professores credenciados pela Ohio University, sendo composta de 3 disciplinas iguais às do programa americano.

 

DISCIPLINAS (*):

 

  • Data Analysis for Decision Making

Foundations of Accounting

Financial Markets and Institutions

(*) As disciplinas poderão ser alteradas, visando manter a atualidade e aplicabilidade do programa.

 

LOCAIS E HORÁRIOS:

As aulas são ministradas quinzenalmente às segundas , terças e quartas-feiras de 18h30 às 22h50 na unidade FGV de Belo Horizonte e transmitidas online. Nos períodos entre as aulas, os alunos desenvolverão atividades e interagirão com os professores e demais alunos. Todas as sessões são gravadas para que os alunos possam rever em seu próprio tempo se não puderem comparecer ao vivo. Os alunos receberão um calendário no início do semestre para as sessões ao vivo.

  

INÍCIO PREVISTO: Junho/2018 

 

DURAÇÃO PREVISTA: 4 meses

 

CERTIFICAÇÃO:

Será concedido pela Ohio University um Certificado com validade de Extension nos EUA. O aluno poderá cursar posteriormente a Etapa Internacional para obter a certificação de Master of Business Administration (mestrado).

 


ETAPA INTERNACIONAL


Para participar desta Etapa o aluno deve ter concluído a ETAPA NACIONAL e apresentar o resultado do seu TOEFL. É composta de 9 disciplinas,  ministradas em inglês por professores da Ohio University. Estas disciplinas serão apresentadas da seguinte forma: 


1. Aulas ministradas On-Line com duração estimada de 12 meses. Durante este período será requerida dedicação do aluno em torno de 15 horas por semana, incluindo tempo para aula e atribuições dadas nas interações ao vivo com os professores, que ocorre em média 1 vez por semana (noites e fins de semana). Todas as sessões são gravadas para que os alunos possam rever em seu próprio tempo se não puderem comparecer ao vivo. Os alunos receberão um calendário no início do semestre para as sessões ao vivo.


2. Aulas ministradas presencialmente no campus da Ohio University nos EUA, com duração aproximada de 3 semanas  de aulas/atividades em período integral (manhã e tarde).


DISCIPLINAS (*):
- Organizational Behavior

- Change Management

- Strategic Marketing Supply Chain Management

- Managerial Finance? Operations Management

- Strategic Leadership? Applied Business Experience

Accounting for Executives (em Ohio)

- Leadership Development Program Workshop – LDP (em Ohio)

 (*) As disciplinas poderão ser alteradas, visando manter a atualidade e aplicabilidade do programa.

 

INÍCIO PREVISTO: Junho/2018, com a vinda um professor de Ohio ao Brasil para orientações sobre o programa e para dar início à primeira disciplina.
DURAÇÃO PREVISTA:  12 meses de aulas on-line mais 3 semanas no campus da Ohio University

CERTIFICAÇÃO: Ao final das 3 Etapas será concedido pela Ohio University – EUA, aos alunos que atenderam aos critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso, um diploma de MBA Master of Business Administration reconhecido oficialmente nos Estados Unidos como um título de Mestrado. Já no Brasil, é necessária a convalidação, de acordo com a LDB – Leis de Diretrizes e Bases do CAPES.

Principais Diferenciais do Curso

 

1) Único MBA Americano oferecido no Brasil que pode ser cursado (e certificado) por etapas. 


2) Reconhecimento internacional como um título de MBA (Mestrado em Administração de Negócios) concedido por uma das principais universidades públicas dos Estados Unidos.


3) Curso já consolidado, oferecido por uma Instituição de mais de dois séculos, que conta com a interação de executivos de diversos backgrounds, fomentando o networking e trazendo diferentes perspectivas para sala de aula, além do envolvimento e interação com o corpo docente experiente da Universidade de Ohio, que compartilha seu conhecimento adquirido em posições de liderança no mundo dos negócios.


4) Concentração em tópicos de negócios avançados, tais como gerenciamento, marketing estratégico, análise de dados, gerenciamento de recursos, sistemas de informação, contabilidade, finanças e liderança estratégica, fomentando o desenvolvimento das habilidades de pensamento analítico, estratégico e crítico.


5) Permite a obtenção de um diploma de MBA (Mestrado em Administração) pela Ohio University, sem se ausentar do pais por 2  ou 3 anos como nos programas internacionais de Mestrado, não impactando em sua vida profissional e familiar.


6) Na Etapa Nacional, possibilidade de assistir às aulas em sua própria cidade/casa.


7) O programa não exige tese, mas sim, um Trabalho de Conclusão de Curso.


8) O aluno conta com um ensino de altíssimo nível, assegurando um contato com a realidade e linguagem de negócios americana, indispensável ao executivo que atua em um mercado globalizado.


9) O TOEFL (Test of English as a Foreign Language) é necessário apenas para a Fase Internacional e tem validade de até dois anos após sua realização. 


10) Os alunos da FGV estão dispensados do GMAT (Graduate Management Admission Test), um teste de admissão exigido de alunos estrangeiros que querem cursar programas de Pós-Gradução nos EUA.

Unico MBA realizado no Brasil/EUA reconhecido pelo departamento de Estado Norte Americano. Alunos do MBA Executivo FGV estão dispensados do Management Admission Test. Aluno não tem que se ausentar do brasil por 2 anos (não impactando na sua vida Familiar e profissional).

Ao final da conclusão da fase nacional e internacional  será fornecido pela Ohio University - USA, aos alunos que atenderam os critérios de aprovação estabelercidos no regulamento do curso, um diploma de Master of Business administration, reconhecido oficialmente pelos EUA como titulo de Mestrado.

A quem optar inicialmente pela fase nacional do Mestrado Americano e tiver concluido a fase de especialização do MBA FGV, será concedido pela OHIO UNIVERSITY um certificado com validade de Extension nos EUA. O aluno poderá cursar posteriormente a fase internacional para obter o certificado de Master of Business Administration.

UNIDADE DIAS DE AULAS DATA DE INICIO TURMA PROVA 1A CHAMADA PROVA 2A CHAMADA
Cidade Jardim junho/2018 (online) 30/01/2018 16 ON-LINE