Atenção!

Este portal não está homologado para o seu navegador, portando, erros poderão ocorrer.
Para evitar falhas utilize: Internet Explorer 7, Mozilla Firefox 3, Google Chrome 2, Apple Safari 5 ou versões superiores.

X Fechar

UNIDADE Cidade Jardim Gestão Criativa

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Fonte Normal
 

SOBRE O CURSO Maximizar

O curso de extensão de Gestão Criativa oferece uma experimentação em três abordagens complementares: Design Thinking, Branding e Cool Hunting, para que os participantes possam exercitar de forma prática um conjunto de processos e ferramentas criativas voltadas para resolução de problemas e geração de soluções inovadoras centradas nas pessoas, o desenvolvimento de estratégias e gestão de marca além de possibilitar antecipar padrões e diferenciais para produtos, serviços e marcas adequados aos novos modelos de consumo.

OBJETIVOS Maximizar

Apresentação dos recursos oferecidos e os resultados obtidos para a Gestão Criativa de Negócios pela aplicação do Design Thinking, exercício prático das diferentes fases criativas da construção de uma estratégia de Branding e estimular a capacidade interpretativa do participante sobre os novos comportamentos de consumo através da abordagem do CoolHunting.

PÚBLICO ALVO Maximizar

Estudantes, recém-formados ou profissionais que atuam com inovação e design, marketing, comunicação, empreendedores e aqueles que desejam ampliar os conhecimentos sobre o tema. Devido ao caráter transdisciplinar das metodologias, estas poderão ser aplicadas em diferentes desafios de uma instituição, podendo beneficiar iniciativas de diversas áreas afins, tais como: desenvolvimento, administração, finanças e recursos humanos.

CORPO DOCENTE Maximizar

Modulo de Design Thinking

 Francisco Albuquerque

 

Francisco Albuquerque é pós-graduado em Design Estratégico pelo Istituto Europeo di Design. Possui experiência e formação multidisciplinar, tendo passado por áreas de projetos estratégicos, projetos de engenharia e tecnologia e planejamento estratégico. É sócio-fundador da Agência de Cocriação, uma aceleradora de inovação focada em grandes negócios, atendendo especialmente empresas do segmento de serviços. Também é sócio-cofundador da Arco – Desenvolvimento Criativo, empresa especializada na criação e aplicação de programas de cultura criativa e inovação. Desenvolve e aplica estratégias para programas culturais baseados em projetos multidisciplinares, desenvolvendo pessoas e buscando resultados mais eficientes para os negócios. Atualmente tem trabalhado com empresas como Google, Air BP, Mapfre, Comgás, Bradesco, BB Seguros, dentre outras.

 

 

 

 

 Modulo de Branding

 

Marcelo Nascimento



 

Marcelo Nascimento é formado em Desenho Industrial pela PUC-Rio, especializado em Branding e em desenvolvimento de interfaces com foco em usabilidade e acessibilidade. Tem ampla experiência em plataforma estratégica de marca, design thinking e user experience (UX), e já atendeu clientes como FGV, Disney, Bayer, Ticket, Atento, Coca-Cola e Pfizer. É sócio da agência Binky, atua como gestor de Inovação, sendo o responsável pela área de estratégia da empresa, em que lidera pesquisas, realiza análise de dados e constrói plataformas estratégicas de marcas em projetos de branding. No IED, além de coordenar o curso Branding e ser professor de Design Estratégico, é o responsável pelo Núcleo de Estratégia e Gestão da escola.

 

 

 

 

Modulo de Cool Hunting

 

Nara Figueiredo





Nara Figueiredo é arquiteta e urbanista graduada pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (EAUFMG) e mestre pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). É professora de Design de Interiores no curso de graduação e pós-graduação no Istituto Europeo di Design (IED), em São Paulo.
Possui 14 anos de atuação e projetos executados em várias cidades brasileiras: residências, equipamentos público, urbanismo, cenografia, desenho de mobiliário e composição de espaços para eventos de arte e cultura. Ganhou destaque nas publicações da mídia especializada com premiação pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), em 2012 e 2015.

 

 

 

 

COORDENAÇÃO Maximizar

Fabiano Pereira



Mestre em Design pela FAU-USP, com aperfeiçoamento em Italian Design pelo IED de Milão e “Future and Innovation Thinking” pelo IED Barcelona. Participou também como consultor convidado, do projeto “Innovative Mobility in the Postautomobile Era”, promovido pela Humboldt University de Berlim.

 

Especialista em Processos de Inovação, Projetos de Design Estratégico, Processos Criativos e Gestão do Conhecimento. Atualmente é Diretor de Novos Negócios do IED Cried e responsável pela reestruturação do curso de Pós-Graduação em Design Estratégico e Inovação do IED Brasil. Atua como consultor para empresas e entidades, tais como Sebrae, Philips Design, Inside Office, Senai e The Impact Hub SP.

 

Possui mais de 15 anos de experiência na gestão e implementação de processos de formação em design e inovação, tendo atuado como docente das seguintes instituições: IED SP, FAAP e FGV. Cocriador do projeto “Experimentando Design Thinking”, que desenvolve workshops e vivências práticas na geração de soluções inovadoras para empreendedores e agentes de inovação social. Responsável pelo projeto de implementação dos laboratórios de inovação e design realizados pelo IED no setor de artesanato do ACRE - Acre Latex Design Lab, e no setor calçadista de Birigui – Design Lab Birigui.

https://www.linkedin.com/in/fabianovirginiopereira

@fcircunflexo





DISCIPLINAS Maximizar

CONTEÚDO

 

  1. 1.      Design Thinking - 12h

Como forma de fixação destes conceitos, os participantes terão a oportunidade de desenvolver as etapas de “imersão”, “empatia”, “ideação”, “prototipagem” e “teste” das soluções geradas por meio de técnicas de co-criação:

 

-      Aspectos sócio-culturais e mercado;

-      Cultura organizacional: pensamento vertical x pensamento lateral;

-      Criatividade e engajamento de equipes;

-      Cadeia de valor de inovação e Design Thinking.

 

2.      Branding - 12h

Na etapa de imersão serão apresentados os conceitos teóricos e o método de construção de marcas, incluindo as ferramentas e as técnicas de pesquisa que serão utilizadas na fase prática:

 

-        Introdução ao branding;

-        A fase estratégica;

-        Experiência da marca;

-        A construção da Identidade;

-        A gestão da marca;

 

3.      Coolhunting - 12h

-      O cenário contemporâneo e a pesquisa de tendências;

-      Tendências: definições teóricas e aplicações ao mercado;

-      Os processos de difusão de uma tendência Coolhunting;

-      Safáris urbanos e imersões práticas;

Transformando tendências em estratégias

PRÓXIMAS TURMAS Maximizar

TURMA DIAS DE AULAS DATA DE INICIO PROVA 1ª CHAMADA PROVA 2ª CHAMADA
1ª Edição sextas e sábados 10/03/2017 - -

INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR Maximizar

DINÂMICA

Os participantes irão explorar de forma prática a relação entre os valores, desejos e comportamentos dos usuários, por meio da visão sistêmica, multidisciplinar e contextual. Os três temas serão abordados separadamente, sendo 12h dedicadas à cada tema, enriquecendo assim a troca de experiências e conhecimentos obtidos sobre aspectos estratégicos do design para Gestão Criativa de Negócios.

DIFERENCIAIS Maximizar

Proporcionar aos participantes do curso o exercício de competências necessárias ao estímulo da gestão criativa no dia-dia das organizações, através das ferramentas e do pensamento do design.

CERTIFICAÇÃO Maximizar

Certificado do Instituto Europeu de Design.

Imagem

Dúvidas sobre este curso?

Yaskara Fernandes

CONTATO | (31) 2122-3270 /

yaskara.fernandes@ibs.edu.br

 
Voltar

Confira o depoimento de aluno da turma 1 de Eada - Barcelona

Daniel Macieira EADA Business School - Barcelona
Ver todos depoimentos
Ascensão Acaêmica Junte-se à IBS/FGV no facebook