Compliance Média Duração - | IBS

Compliance Média Duração

  • Onde Cursar: BH
  • Público Alvo:

    Profissionais das áreas de compliance, jurídica, auditoria, controles internos, controladoria, executivos de empresas, acionistas, advogados, contabilistas,  administradores e demais interessados.

Quando falamos, lemos ou ouvimos sobre Compliance – e, em tempos de “Lava-Jato”, muito se ouve sobre o tema – o primeiro pensamento, que nos remete e/ou nos vem à mente, é a adequação e cumprimento das normas concernentes às leis anticorrupção e correlatas, bem como os processos e procedimentos corporativos internos que visam ao seu atendimento.

  

As atividades de prevenção à fraude, gestão de risco, treinamento e orientação das áreas de negócio da empresa, dentre outras, formam o leque de atribuições do profissional de compliance, este que deverá ter, além de profundo conhecimento do negócio e leis a que este deve respeito, ter noções de gestão, visão analítica e bom trânsito entre os diversos níveis hierárquicos da organização.

 

Para quem deseja investir na carreira de compliance, aperfeiçoar o conhecimento do tema e/ou atuar como fiscalizador da eficiência das ações da área, este curso abordará, de forma prática, as principais leis, nacionais e internacionais, de observância de um Programa de Compliance contemporâneo, e aos alunos serão apresentados processos e procedimentos integrantes de um programa eficiente, bem como ferramentas para seu aprimoramento, fiscalização/ monitoramento e revisão.

Capacitar os alunos no tema Compliance, habilitando-os para atuarem como multiplicadores das boas práticas de ética empresarial, desenvolvedores ou revisores do Programa de Compliance, ou fiscalizadores da sua eficiência.

Profissionais das áreas de compliance, jurídica, auditoria, controles internos, controladoria, executivos de empresas, acionistas, advogados, contabilistas,  administradores e demais interessados.

GABRIELA ALVES GUIMARÃES

GABRIELA ALVES GUIMARÃES Sócia FourEthics Consultoria Empresarial Ltda.

 

Advogada certificada pela SCCE/ USA como CCEP/ I - Certified Compliance and Ethics Professional – International, com expressivo conhecimento técnico e vivência prática em projetos de compliance de nível e relevância internacional. Foi responsável pela verificação de conformidade dos principais contratos públicos firmados na Rio+20, junto à ONU. Atuou como Compliance Officer de multinacionais de ponta, tendo implementado ações corretivas e remediativas para adequação a acordos firmados com o governo norte-americano (DPA - Deferred Prosecution Agreement / CIA- Corporate Integrity Agreement). Como consultora, coordenou investigações corporativas para casos emblemáticos e relacionados a operações da Polícia Federal e Ministério Público: Lava-Jato, Unfair Play e Máfia das Próteses.

Coordenadora e Professora de cursos de Compliance na IBS/ FGV, LEC, FIA, BKR Business School e no Instituto Butantan.

 

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/gabriela-alves-guimar%C3%A3es/

 

Contato: gabriela.guimaraes@fourethics.com

  • MÓDULO 1 - Ética como preceito balizador do Programa de Compliance – 4hs 
  • MÓDULO 2 - Princípios de governança corporativa e as principais leis de observância do Compliance Officer – 8hs 
  • MÓDULO 3 - O papel do Compliance Officer e o Departamento de Compliance; Apoio da Alta Direção – 8hs  
  • MÓDULO 4 - Análise e Gestão de Risco – 4hs 
  • MÓDULO 5 - Código de Conduta e as Principais Políticas complementares - 8hs
  • MÓDULO 6 - Due Diligence de Terceiros – 4hs  
  • MÓDULO 7 - Investigações Corporativas – 4hs
  • MÓDULO 8 - Controles Internos, Canal de Denúncias, Capacitação e Treinamento – 8hs 
  • MÓDULO 9 - Compliance e a sinergia com áreas de apoio. Compliance Trabalhista – 4hs
  • MÓDULO 10 - Compliance e a sinergia com áreas de apoio. Auditoria – 8hs 

CARGA HORÁRIA: 60 horas

HORÁRIO: Sexta – 18h30 às 22h50 Sábado - 08h às 17h40

DIAS DA SEMANA: Sexta e Sábado - Quinzenal

PREVISÃO DE INÍCIO: 

CRONOGRAMA: 

Curso ministrado por profissionais com vivência prática no Brasil e no exterior, em multinacionais de ponta ou escritórios/ consultorias de renome.

 

Discussão de casos práticos e depoimento de experiências em tempos de crise (Lava-Jato, Unfair Play, Máfia das Próteses e outras).

Será concedido o certificado da Faculdade IBS aos alunos que cumprirem com as normas de participação e o cumprimeto de 75% de frequência nas aulas.